Questões de Psicologia da SELECON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da SELECON

#Questão 1120606 - Psicologia, Avaliação Psicológica, SELECON, 2025, HEMOMINAS, Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Pedagogo

Para o monitoramento do progresso psicossocial dos pacientes, é recomendável que a avaliação contínua seja feita:

#Questão 1120983 - Psicologia, Psicologia Organizacional, SELECON, 2025, HEMOMINAS, Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Qualquer Área de Formação

De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow (1954), o bom ambiente de trabalho, a cooperação entre os colegas, as condições de trabalho confortáveis e salário base, são satisfações dos trabalhadores alçadas referente às necessidades, respectivamente, do tipo:

O Art. 13 do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que, no atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, as informações comunicadas aos responsáveis devem visar à promoção de medidas em seu benefício e serem estritamente:

O Conselho Federal de Psicologia (2019), no documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, destaca que a Psicologia Escolar deve compreender as demandas educacionais de forma integrada, estabelecendo interlocução com as áreas da Saúde, da Assistência Social e do Sistema de Garantia de Direitos da criança e da(o) adolescente. A atuação deve ser fundamentada em princípios alinhados às políticas públicas nacionais de Educação. Nesse sentido, a abordagem preconizada para atuação das(os) psicólogas(os) na educação básica é:

Garcia-Roza (2008, pp. 75-76), ao abordar a obra freudiana, reflete sobre o luto e a melancolia, destacando:

“Na melancolia o processo é em tudo semelhante ao do luto. Há também uma perda de objeto (embora não necessariamente por morte) e uma diminuição do interesse pelo mundo, acompanhadas de incapacidade para estabelecer nova relação amorosa. A característica distintiva está na auto-recriminação, no auto-envilecimento acompanhado de expectativa de punição exagerada. [...] Uma outra diferença notável entre a perda objetal que caracteriza o luto e a que caracteriza a melancolia é que, enquanto no luto é o mundo que se torna pobre e vazio, na melancolia é o próprio eu.”

Nesse sentido, tanto no luto quanto na melancolia, há uma perda do objeto, mas, na melancolia, essa perda em relação ao objeto perdido resulta no processo psíquico inconsciente denominado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis