Questões sobre Freud

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Freud

“A primeira abordagem para o estudo formal da personalidade foi a psicanálise, criação de Sigmund Freud, que começou seu trabalho no final do século XIX. Quase todas as teorias da personalidade desenvolvidas nos anos que se seguiram à obra de Freud têm um vínculo com a sua posição, seja por se apoiarem nela, seja por se oporem a ela.”
(SCHULTZ&SCHULTZ. 2021, P.35)
Os neopsicanalistas como Carl Jung, Alfred Adler, Erik Erikson e Karen Honey que inicialmente eram leais e comprometidos com os preceitos psicanalíticos freudianos foram se rebelando e ofereceram suas próprias visões da personalidade. Eles se distinguiam entre si e, em relação à psicanálise em vários aspectos, porém foram unânimes em discordar da teoria freudiana em dois aspectos. São eles:

#Questão 1119585 - Psicologia, Freud, AMEOSC, 2025, Prefeitura de Palma Sola - SC, Psicólogo (Saúde, Social e Educação)

A psicologia tem sua origem nas interseções entre a filosofia e as ciências naturais, evoluindo ao longo do tempo para se tornar uma disciplina científica com múltiplas abordagens teóricas. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A psicologia científica surgiu no final do século XIX com a fundação do primeiro laboratório de psicologia experimental por Wilhelm Wundt.
(__)A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, tem como um de seus pilares o conceito de inconsciente e sua influência sobre o comportamento.
(__)A psicologia positiva surgiu no século XX como uma abordagem que enfatiza o bem-estar subjetivo, as forças pessoais e a promoção da qualidade de vida.
(__)O behaviorismo, escola psicológica iniciada por John Watson, enfatiza a introspecção como método central para a compreensão do comportamento humano.

A sequência está correta em: 

Assinale a alternativa que corresponde à visão de Freud sobre as fases psicossexuais do desenvolvimento da criança.

Garcia-Roza (2008, pp. 75-76), ao abordar a obra freudiana, reflete sobre o luto e a melancolia, destacando:

“Na melancolia o processo é em tudo semelhante ao do luto. Há também uma perda de objeto (embora não necessariamente por morte) e uma diminuição do interesse pelo mundo, acompanhadas de incapacidade para estabelecer nova relação amorosa. A característica distintiva está na auto-recriminação, no auto-envilecimento acompanhado de expectativa de punição exagerada. [...] Uma outra diferença notável entre a perda objetal que caracteriza o luto e a que caracteriza a melancolia é que, enquanto no luto é o mundo que se torna pobre e vazio, na melancolia é o próprio eu.”

Nesse sentido, tanto no luto quanto na melancolia, há uma perda do objeto, mas, na melancolia, essa perda em relação ao objeto perdido resulta no processo psíquico inconsciente denominado:

O mecanismo de defesa específico da perversão é a denegação. Ele poder ser compreendido através do fetichismo. Assinale a alternativa abaixo que melhor descreve o que é denegação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis