Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

#Questão 1049440 - Pedagogia, Principais Autores, COTEC, 2022, Prefeitura de Paracatu - MG, Professor de Educação Básica I - PEB I

Freire (1974), em “Pedagogia do Oprimido”, propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre o professor, o estudante e a sociedade. No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I - A afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos.
II - A relação professor-aluno baseia-se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.
III - A teoria freiriana aponta o diálogo como uma postura necessária à relação professor-aluno e ao processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).  

    A aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio. Desse modo, o desenvolvimento é concebido como um processo, mediado por meio de instrumentos técnicos e pela linguagem, que são construídos e consolidados em uma cultura.
Lev S. Vygotsky (1896-1934) Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar,1998 (com adaptação).
Em relação ao desenvolvimento da aprendizagem na teoria Vygotskyana, julgue os itens a seguir.
I A aprendizagem não é, em si mesma, o desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança, conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem.
II A importância do meio social para a constituição do indivíduo é uma ideia também defendida por Vygotsky.
III Na concepção de Vygotsky, os processos de aprendizagem e desenvolvimento são idênticos.
IV Vygotsky indica a possibilidade de se fixar um único nível de desenvolvimento.

Assinale a opção correta.

“A própria essência da democracia envolve uma nota fundamental, que lhe é intrínseca — a mudança. Os regimes democráticos se nutrem na verdade de termos em mudança constante. São flexíveis, inquietos, devido a isso mesmo, deve corresponder ao homem desses regimes, maior flexibilidade de consciência. A falta desta permeabilidade parece vir sendo dos mais sérios descompassos dos regimes democráticos atuais, pela ausência, dela decorrente, de correspondência entre o sentido da mudança, característico não só da democracia, mas da civilização tecnológica e uma certa rigidez mental do homem que, massificando-se, deixa de assumir postura conscientemente crítica diante da vida. Excluído da órbita das decisões, cada vez mais adstritas a pequenas minorias, é comandado pelos meios de publicidade, a tal ponto que, em nada confia ou acredita, se não ouviu no rádio, na televisão ou se não leu nos jornais. Daí a sua identificação com formas míticas de explicação do seu mundo. Seu comportamento é o do homem que perde dolorosamente o seu endereço. É o homem desenraizado.
” FREIRE, Paulo. Educação como prática para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 90-91.
A primeira edição do livro em que consta esse trecho é de 1967.A ideia de ser humano desenraizado se caracteriza, no trecho citado, como a de uma pessoa que confia, antes de tudo, em meios de comunicação que seriam, conforme a argumentação, determinados pela publicidade que os financia. A partir disso, é possível afirmar: 

    Um dos principais expoentes das fases do desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem é Piaget. Assinale a opção que apresenta a correta definição dessas fases. 

A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget foi formulada prevendo-se quatro períodos: sensório-motor, préoperatório, operações concretas e operações formais. Em relação às fases do desenvolvimento, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis