Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Jean Piaget desenvolveu um longo trabalho sobre o processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento pelo ser humano. Suas contribuições foram decisivas para a Psicologia do Desenvolvimento e indispensáveis aos estudos da Psicologia da Educação.
Associe os estágios do desenvolvimento cognitivo infantil, segundo Piaget, às suas características.
I -Sensório-motor
II -Pré-operatório
III - Operatório concreto
IV- Operatório formal
P - Latência e pensamento baseado nas relações sócio- -afetivas morais.
Q- Raciocínio hipotético-dedutivo e capacidade de lidar com conceitos abstratos.
R - Noção de conservação, operação de classificação e seriação.
S -Aprendizagem sobre si e sobre seu ambiente baseada nos sentidos e habilidades motoras.
T -Egocentrismo e pensamento animista.

As associações corretas são: 

Para a corrente psicológica interacionista-construtivista, sobretudo para autores como Piaget (1978) e Vygotsky (1988), o brincar pode ser definido como uma maneira de interpretar e assimilar o mundo. As crianças, durante os jogos e brincadeiras, estabelecem relações e representações, o que desencadeia o desenvolvimento de capacidades sociais, cognitivas e afetivas na medida em que elas "extrapolam" seu mundo habitual.
Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1415-69542019000100005

Nesse contexto, julgue os itens que segue:
I.Para Piaget, quando a criança brinca, ela assimila o mundo da sua maneira, não havendo compromisso com a realidade.
II.A interação com o objeto independe da natureza deste, sua função advém do significado e sentido atribuído pela criança através do simbolismo.
III.Inicialmente, o jogo se apresenta de maneira solitária, evoluindo para o estágio da representação de papéis, até chegar aos jogos de regras. O brinquedo e o ato de brincar, nesta perspectiva, constituem-se em vínculos importantes na construção do conhecimento.
IV.Piaget ainda sugere que a brincadeira livre, mesmo sendo não estruturada, possui regras que conduzem o comportamento das crianças em dados momentos.

Está CORRETO o que se afirma em:

Analisando as obras de Piaget e Vygotsky, surgem divergências em relação aos conceitos científicos e espontâneos, influenciando o aprendizado escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança.
Fonte: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17634_7769.pdf

Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:

Segundo Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico necessário e deve estar à disposição do educador como ferramenta de auxílio ao educando na construção de sua autoconstrução, assim como não pode ser tirana e nem ameaçar com um poder discricionário.
Conforme o enunciado acima, marque a alternativa verdadeira defendida pelo autor.

A interação social é a premissa para a aprendizagem e o desenvolvimento, propiciando elementos no auxílio à produção da atividade humana. A interação com o meio oportuniza que os estudantes explorem instrumentos para solucionar as tarefas. Utilizar as informações adquiridas pelo meio social e o uso dos mecanismos internos auxiliam na escolha de comportamentos adequados à resolução de uma situação de conflito ou provocação durante o processo para aprender. A interação social é o princípio da teoria, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre a abordagem tratada e seu autor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis