Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

No decorrer do século XX, Piaget, Vygotsky e Wallon desenvolveram estudos psicogenéticos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem que tiveram continuidade com seus respectivos seguidores e que permitiram uma maior compreensão desses processos, os quais estão na base da relação pedagógica e de todo trabalho educativo. Com apoio nas obras de Castorina e outros (2005) e de La Taille, Oliveira e Dantas (1992), pode-se afirmar corretamente que as contribuições desses teóricos

#Questão 1051868 - Pedagogia, Principais Autores, CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

Segundo Paulo Freire "[...] o importante é que a reflexão seja um instrumento dinamizador entre teoria e prática" (2001, p. 39).
Nesse sentido, é incorreto afirmar que... 

#Questão 1051878 - Pedagogia, Principais Autores, CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

A teoria interacionista do desenvolvimento é descrita por 3 grandes teóricos: Piaget, Walon e Vigotsky. Importante lembrar que cada teórico defende a psicogênese do desenvolvimento humano com abordagens distintas e a escolha por uma delas interfere diretamente nas práticas pedagógicas. Destacando a abordagem da psicogênese do desenvolvimento humano defendida por Walon, é correto afirmar que o aprendizado acontece a partir das interações entre: 

De acordo com Luckesi, analise a sentença abaixo:
A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso contribui em todo o percurso da ação planificada (1ª parte). A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção (2ª parte). Ou seja, a avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

Na visão freiriana, o modelo de Educação Bancária é:
I. baseado na transmissão de conhecimento onde os alunos recebem o depósito do conteúdo sem reflexão; não há transformação.
II. permeado pelo autoritarismo, dizendo aos educandos o que devem fazer e o que responder; portanto, eles vivenciam uma pedagogia da resposta.
III. firmado em uma prática política, que pode libertar o homem e a mulher de sua ignorância social possibilitando a luta pelos direitos básicos.
IV. fundamentado no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo.
Estão corretas apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis