Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

#Questão 1050107 - Pedagogia, Principais Autores, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico – Pedagogia

Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da sociologia, é também um dos teóricos fundamentais da educação na modernidade.
Segundo a sua concepção da relação entre educação e sociedade, a educação é um(a): 

#Questão 1050120 - Pedagogia, Principais Autores, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico – Pedagogia

“A Didática é a disciplina da Pedagogia que orienta o processo de ensino e aprendizagem de forma planejada e referida a uma teoria da educação, considerando seus componentes fundamentais, o que inclui o contexto em que se desenrola a atividade docente.”
(Adaptado de LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990)
Com relação à concepção de didática apresentada no texto, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A didática existe desde os primórdios da história humana, posto que, mesmo antes do surgimento das escolas, já havia processos de aprendizagem.
( ) A didática é inseparável de questões sociais e políticas, dado que constituem as condições concretas em que se realiza o processo educativo.
( ) A didática tem um caráter unilateral, posto que sua teoria e prática se concentram sobre a atividade do professor como transmissor de conteúdos.

A sequência correta é: 

Vygotsky, um autor que merece destaque pela construção de uma nova compreensão dos processos de aprendizagem, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica.


A ZDP é fundamentalmente descrita como 

Para a teoria Piagetiana, quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento que esteja dentro de seu nível de desenvolvimento, ocorre um desequilíbrio e surge a necessidade de se adaptar ao novo, para que a pessoa possa voltar ao equilíbrio. Em consequência desses processos, o sujeito pode adaptar-se ao meio ou com crescimento dos esquemas que ele já possui ou com novos esquemas e, assim, dominar cognitivamente o novo conhecimento.

sobre essa teoria, o erro pode ser compreendido como

Em 2021, o educador Paulo Freire teve sua obra revisitada em inúmeros eventos, por conta do centenário do seu nascimento. Um dos destaques dessa obra é o conceito de Educação bancária. Nas palavras de Freire (1987, p.38), “Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro”. Ainda segundo o autor, a educação bancária estimula contradições.

As opções a seguir expressam uma contradição apontada por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis