Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

#Questão 1049398 - Pedagogia, Principais Autores, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Um dos níveis de aprendizagem proposto por Emília Ferrero caracteriza-se pela correspondência entre a representação escrita das palavras e suas propriedades sonoras, que representa a descoberta de que a quantidade de letras com que se vai escrever uma palavra pode corresponder à quantidades de partes que se reconhece na emissão oral. Em geral, para a criança, uma grafia corresponde a cada sílaba. Esse nível do processo de alfabetização é denominado

#Questão 1049401 - Pedagogia, Principais Autores, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é motivado, ou seja, ocorre como resultado da aprendizagem. Os níveis de desenvolvimento foram por ele denominados de zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal. Considerando essas informações, assinale a opção correta.

#Questão 1049414 - Pedagogia, Principais Autores, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Segundo Jean Piaget, os sujeitos se desenvolvem em estágios, e as habilidades adquiridas em estágios anteriores são fundamentais para dominar aquelas de estágios posteriores. No que diz respeito ao estágio operatório formal, é correto afirmar que, nesse estágio,

#Questão 1049440 - Pedagogia, Principais Autores, COTEC, 2022, Prefeitura de Paracatu - MG, Professor de Educação Básica I - PEB I

Freire (1974), em “Pedagogia do Oprimido”, propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre o professor, o estudante e a sociedade. No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I - A afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos.
II - A relação professor-aluno baseia-se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.
III - A teoria freiriana aponta o diálogo como uma postura necessária à relação professor-aluno e ao processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).  

    A aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio. Desse modo, o desenvolvimento é concebido como um processo, mediado por meio de instrumentos técnicos e pela linguagem, que são construídos e consolidados em uma cultura.
Lev S. Vygotsky (1896-1934) Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar,1998 (com adaptação).
Em relação ao desenvolvimento da aprendizagem na teoria Vygotskyana, julgue os itens a seguir.
I A aprendizagem não é, em si mesma, o desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança, conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem.
II A importância do meio social para a constituição do indivíduo é uma ideia também defendida por Vygotsky.
III Na concepção de Vygotsky, os processos de aprendizagem e desenvolvimento são idênticos.
IV Vygotsky indica a possibilidade de se fixar um único nível de desenvolvimento.

Assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis