Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Parte significativa das teorias de aquisição de leitura e escrita divide esse processo em estágios ou fases. Relacione os estágios do desenvolvimento da leitura a seguir, baseados na teoria do desenvolvimento intelectual de Piaget, a suas respectivas características.
1) Adivinhação linguística 2) Aproximação visual 3) Decodificação sequencial 4) Decodificação hierárquica
( ) ocorre por volta dos sete anos, sendo caracterizado pelo início do processo de decodificação. ( ) caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, ou seja, um pequeno grupo de palavras que podem ser reconhecidas visualmente pela criança ( ) há um reconhecimento de certas características gráficas das palavras. ( ) há a decodificação completa e a criança utiliza regras contextuais para cada novo estímulo.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo. 

Relacione as obras, na coluna II, aos seus respectivos autores, na coluna I.


Coluna I 

1. Paulo Freire

2. Jean Piaget

3. Emilia Ferreiro

4. Moacir Gadotti


Coluna II 

( ) A linguagem e o pensamento da criança

( ) Pedagogia do oprimido

( ) Reflexões sobre alfabetização

( ) Concepção dialética da educação: um estudo introdutório


Marque a alternativa CORRETA, considerando a coluna II, de cima para baixo.  

#Questão 1049932 - Pedagogia, Principais Autores, ADVISE, 2022, Prefeitura de Paranatama - PE, Professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano

Em 1932 surgiu no Brasil o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Sobre este tema considere:


I- Teve como principal idealizador, o educador Paulo Freire, que defendia uma educação pública efetiva;


II- Este documento propunha uma nova função social para a educação como motor para redução de desigualdades;


III- Um dos pontos abordados era a setorização da educação, destinando espaços distintos para meninos e meninas;


IV- O documento foi elaborado durante o Governo de Getúlio Vargas.


Dos itens acima:

O texto de Vigotski intitulado El problema de la edad pode ser considerado uma importante fonte para quem pretende entender o desenvolvimento da formação do psiquismo humano e como ocorre a periodização das idades.
Os estudos do referido autor indicam que o processo de constituição física e psicológica da criança e do adulto são diferentes não apenas na dimensão quantitativa, mas principalmente no aspecto qualitativo. Para ele, no processo de desenvolvimento humano, ocorrem mudanças significativas e qualitativas, e essas mudanças demarcam pontos de estabilidade e de virada. Os pontos de estabilidade podem ser entendidos como marcadores ou indicadores de períodos de desenvolvimento. Nessa perspectiva, tais mudanças não podem ser compreendidas como estágios do desenvolvimento, porque não são previsíveis ou precisos.
Para o autor, o que é possível perceber é a existência de certa estabilidade ou alguma tensão maior em determinado momento de virada do desenvolvimento, que ele chama de:

#Questão 1050020 - Pedagogia, Principais Autores, CONSULPAM, 2022, Prefeitura de Irauçuba - CE, Professor de Ensino Fundamental - Pedagogia

Ainda sobre os estudos de Vygotsky, a respeito da relação da criança e do meio social, considere as seguintes sentenças:

I- O meio, no sentido imediato dessa palavra, modifica-se para a criança a cada faixa etária.
II- O meio no qual está inserida a criança, é o meio que a rodeia, do mais próximo e restrito ao mais amplo e diverso.
III- A influência do meio no desenvolvimento da criança não dependerá da sua própria dinâmica do desenvolvimento, ou seja, de cada uma das etapas em que se encontra a criança.
IV- Através do crescimento exclusivamente psicológico da criança, o meio em que ela vive se expande, ou seja, novos elementos e aspectos desse crescimento ocupam a cena produzindo novos efeitos.

Agora, baseado nos estudos de Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis