Questões de Pedagogia da UFMT

Um objetivo do trabalho com leitura no ambiente escolar é tornar as crianças leitores competentes. Qual atitude é INADEQUADA para atingir esse objetivo?
  • A. Corrigir em voz alta para que a criança não erre mais.
  • B. Promover leitura apenas para o deleite das crianças.
  • C. Incentivar que crianças façam registros dos livros lidos e contem o que leram.
  • D. Estruturar espaços reservados para leitura livre.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre o período de adaptação da criança na instituição de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A adaptação é mais evidente na criança, mas a família e o educador também passam pelo mesmo processo, pois as reorganizações e transformações são para todos.

( ) A presença de familiares da criança torna mais difícil a conquista de sua confiança.

( ) A permanência de familiares na escola durante a primeira semana de adaptação pode trazer conforto para a criança e permite que o professor possa conhecê-la melhor.

( ) A rotina deve manter-se inalterada, mesmo na semana de adaptação sendo os horários inflexíveis.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, F, F, V
  • D. V, F, V, V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No trabalho com a educação infantil que visa à estimulação de múltiplas linguagens, os educadores devem
  • A. priorizar apenas duas formas de linguagem em projetos didáticos orientadas pelos interesses das crianças.
  • B. considerar que as crianças se comunicam e se expressam com dificuldade; assim, precisam ser estimuladas.
  • C. oferecer espaços criativos para brincadeiras, interações e projetos voltados para expressão musical, corporal, artes plásticas e teatro.
  • D. pautar-se nas manifestações, interesses e necessidades das crianças e orientar os pais a alfabetizá-las.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O projeto teve como objetivo favorecer a construção da ____________ de um grupo de crianças de três anos de idade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a sentença.

  • A. Autonomia
  • B. Autoestima
  • C. Diversidade
  • D. Identidade
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A professora Laudicéia desenvolveu um projeto voltado ao momento do banho, visando “à construção de hábitos, em que as crianças se trocam sozinhas e algumas regras são trabalhadas, como guardar a roupa suja no saquinho, organizar a mochila etc.” O momento do banho foi transformado numa atividade lúdica [...] o banheiro se transforma em floresta, salão de cabeleireiro, loja de roupas. [...] os chuveiros externos durante o verão, apelidados aqui de cachoeiras (GUIMARÃES, 2007).

A capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro pode ser identificada como

  • A. Identidade.
  • B. Autonomia.
  • C. Autoestima.
  • D. Diversidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre funções do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, analise as afirmativas.

I - Estar atento ao bem-estar da criança quanto à necessidade de alimentar-se, brincar, interagir, descansar e dormir.

II - Estar sempre presente para garantir a segurança das crianças, desde o momento de entrada até o momento de entrega aos pais, inclusive nos momentos de sono.

III - Cuidar para que o ambiente esteja sempre seguro e agradável, observando-se medidas de prevenção de acidentes.

IV - Cuidar para que as crianças estejam confortavelmente trajadas para brincar, descansar, ir embora.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e III, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

De acordo com Pedroza (2005), através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes de sua vida, ressignificando-os. Os jogos e as brincadeiras são uma forma de lazer na qual estão presentes as vivências de prazer e desprazer.

A partir dessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. As brincadeiras e jogos representam também nas séries iniciais uma fonte de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo, contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos e afetivos.
  • B. O raciocínio, a tomada de decisões, a solução de problemas e o desenvolvimento do potencial criativo são ativados quando as crianças interagem ao brincar e ao jogar.
  • C. O espaço com atividades lúdicas na escola, envolvendo brincadeiras e jogos, deve ser permitido e incentivado exclusivamente nos momentos de pausa de sala de aula, como na hora do recreio ou nas aulas de artes.
  • D. A brincadeira assume um papel essencial porque se constitui como produto e produtora de sentidos e significados na formação da subjetividade da criança, proporcionando momentos de descontração e de informalidade que a escola pode utilizar.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Araújo (1998) afirma: [...] a escola precisa abandonar um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes, e incorporar uma concepção que considere a diversidade tanto no âmbito do trabalho com os conteúdos escolares quanto no das relações interpessoais. Sobre a temática, analise as afirmativas correlatas.

I - Vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade humana deve ser respeitada, reconhecida e aceita;

PORQUE

II - Somos diferentes uns dos outros, o que faz com que todos nós tenhamos capacidades e limitações para aprender.

Assinale a afirmativa correta.

  • A. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
  • B. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • D. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança. Brincar constitui fator indispensável quando se trata de aprendizagem. O brincar incentiva o aperfeiçoamento humano por meio de diferentes dimensões.

Sobre as dimensões do brincar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No desenvolvimento da linguagem, promove a comunicação de pensamentos e sentimentos.

( ) No desenvolvimento moral, propicia um processo de construção de regras.

( ) No desenvolvimento cognitivo, oportuniza crescimento de informações que, por consequência, desencadeiam novas situações.

( ) No desenvolvimento afetivo, facilita a expressão de seus afetos e emoções.

( ) No desenvolvimento físico-motor, o brincar não oportuniza estruturação do esquema corporal da criança.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, V, V, V
  • C. F, F, F, F, F
  • D. F, F, F, F, V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Segundo Vygotsky, atribuímos uma série de qualidades negativas à pessoa com deficiência e falamos muito sobre as dificuldades de seus desempenhos, por pouco conhecermos das suas particularidades positivas. Desse modo, homogeneizamos características, falamos muito sobre suas faltas e esquecemos de falar sobre as características positivas que as constituem como pessoas (MONTEIRO, 1998).

Sobre condições para inclusão, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Valorizar aquilo que a criança faz bem como ponto de partida para ampliar os conhecimentos.
  • B. Utilizar os mesmos materiais didáticos e pedagógicos produzidos para as demais crianças, não se preocupando com adaptações às necessidades individuais, tendo em vista que é preciso aprender a lidar com a realidade que se tem.
  • C. Adaptar o espaço físico interno e externo para atender às necessidades de crianças com deficiências.
  • D. Disponibilizar recursos humanos capacitados em educação especial/educação infantil para dar suporte e apoio ao educador das creches e pré-escolas ou centros de educação infantil.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: