Questões de Pedagogia da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFMT

Na coluna da esquerda estão dispostos documentos escolares e na da direita, sua caracterização. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Histórico escolar 2. Boletim escolar 3. Transferência escolar 4. Declaração escolar
( ) Documento que atesta o vínculo legal do(a) estudante à escola, discriminando data de matrícula, o ano em curso, ou o ano concluído e situação estudantil.
( ) Documento oficial que registra, com autenticidade, a vida escolar dos(as) estudantes, não podendo conter emendas ou rasuras.
( ) Documento que permite o acompanhamento do desempenho escolar do(a) estudante, referente a notas e frequência, durante cada período do ano letivo.
( ) Documento que oficializa o desligamento do(a) estudante de uma instituição de ensino e atesta o direito em matricular-se em outra, a fim de dar continuidade aos estudos.

Assinale a sequência correta.

Considere as competências:


I. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

II. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), são competências gerais da educação básica:

O conjunto de dispositivos que se refere à expressão da política pedagógica, administrativa e disciplinar da escola e regula, em seu âmbito, as relações do coletivo escolar, com base nos princípios educacionais vigentes e na legislação educacional, é:

Considerando o desenvolvimento cognitivo proposto por Jean Piaget, numere as características apresentadas na coluna da direita de acordo com os estágios apresentados na da esquerda.
1. Estágio Sensório motor 2. Estágio Pensamento pré-operatório 3. Estágio Operações concretas 4. Estágio Operatório formal
( ) A criança raciocina logicamente a respeito de eventos concretos e consegue classificar objetos do seu mundo em vários conjuntos.
( ) A criança é capaz de raciocinar mais logicamente e de modos abstratos e idealistas.
( ) A criança exibe maior pensamento simbólico ligando o seu mundo com palavras e imagens.
( ) A criança constrói o significado do seu mundo, coordenando as experiências motoras e o movimento.

Marque a sequência correta.

Cipriano Carlos Luckesi, em Filosofia da Educação (São Paulo, Cortez: 1994), identifica “diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana.”
A coluna da esquerda apresenta tendências pedagógicas e a da direita, posições adotadas em relação aos conteúdos a serem ensinados pela escola. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 


1. Pedagogia Tradicional 2. Pedagogia Tecnicista 3. Pedagogia Libertadora 4. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
( ) Informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável.
( ) Conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais.
( ) Temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.
( ) Conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades. Separados das experiências dos estudantes e das realidades sociais, são valorizados pelo seu valor intelectual.
Marque a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis