Questões de Pedagogia da UFMT

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Listagem de Questões de Pedagogia da UFMT

Sobre a valorização dos profissionais da educação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), considere:
I - Ingresso por concurso público de provas e títulos e por indicação de políticos.
II - Aperfeiçoamento profissional continuado, todavia sem licenciamento periódico remunerado para esse fim.
III - Piso salarial profissional
IV - Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho.

Estão de acordo com a legislação:  

Considere as atribuições:
I - zelar pela organização do ambiente da sala de aula. II - participar juntamente com o educador das reuniões com pais e responsáveis. III - ministrar aulas em substituição ao professor.
Estão corretas as atribuições: 

As crianças, quando chegam à escola, chamam professoras, porteiras, merendeiras e serventes de “tias”, não é verdade? Elas não fazem distinção entre docentes e não docentes. Para elas, todas e todos são adultos, responsáveis por seu cuidado, educação e, até, correção. (...)
Aos professores compete o papel de garantir a aprendizagem dos alunos, por meio das atividades de ensino. Às merendeiras, a educação alimentar; aos encarregados da limpeza e manutenção, a educação ambiental; às auxiliares de bibliotecas, dos laboratórios, de vídeos, a educação para a cultura, para a comunicação, para o lazer; aos que trabalham nas secretarias, a educação para a gestão democrática, para a responsabilidade cidadã.

(MONLEVADE, J. A. C. Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Rede e-Tec Brasil, 2012.)


Monlevade defende que merendeiras, zeladores, encarregados da limpeza e manutenção, auxiliares de bibliotecas etc. são educadores. Partindo da visão defendida pelo autor, é correto o que se afirma em:

De acordo com Libâneo et al:
“A organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar, de modo que alcance os objetivos educacionais esperados."
  (LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.)

Em relação à gestão democrática, é INCORRETO afirmar: 

Leia o texto:
Gestão é o conjunto de ações que garantem, numa determinada instituição, a consecução dos objetivos, que, por sua vez, correspondem às demandas ou aos direitos sociais. (...) A gestão de uma escola não é isolada das funções educativas, principalmente do processo de ensino–aprendizagem. (...) insistimos em que os professores e os funcionários não docentes (incluindo o diretor e sua equipe) – todos – são educadores. E todos também são gestores, porque a gestão, hoje, não é uma atividade-meio, ela é intrinsecamente pedagógica.
(MONLEVADE, J. A. C. Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Rede e-Tec Brasil, 2012.)
O planejamento educacional é um dos elementos que compõem a gestão escolar. Dos itens a seguir, NÃO faz parte dele a 

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