Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

#Questão 945749 - Pedagogia, Principais Autores, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Artes

Paulo Freire, em seu livro intitulado “A importância do ato de ler”, fez menção acerca da ‘experiência vivida no momento em que ainda não se lia a palavra’. Em artes, a leitura da imagem precede a leitura da palavra. Ler uma obra envolveria perceber, compreender e interpretar as cores, volumes, formas, texturas, linhas e demais características que constituem uma imagem. O objetivo é perceber elementos presentes na imagem, sua temática e sua estrutura. Sobre a produção de leitura no ensino da Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra. II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte. III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.

Assinale a alternativa correta.

Ela é escritora e jornalista e foi a primeira autora de Literatura Infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro de Literatura Infantil publicado foi “Bento que Bento é o Frade” lançado, em 1977. Com o sucesso da obra, nunca mais parou de escrever. Tem mais de cem livros publicados, com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, publicados, em vinte idiomas. Recebeu dezenas de prêmios, entre eles, 3 Prêmios Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira. Um de seus livros mais famosos foi lançado em 1996: Menina Bonita do Laço de Fita. O texto, acima, refere-se a:

#Questão 945842 - Pedagogia, Principais Autores, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Profissional

Leia abaixo, a citação de Luckesi (2011) sobre o Projeto Político Pedagógico.


“(...). A fim de dimensionar o instrumento de coleta de dados, precisamos ter claro aonde essa _______ deseja chegar, o que, em si, no caso da escola, deve estar ________ no Projeto PolíticoPedagógico da escola. Nele deve estar definido aonde se deseja _______ com a ação proposta. Ele é o pano de fundo do ensino numa escola e, consequentemente, da avaliação. (...)”. (p.388)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

“Como professor não devo poupar oportunidade para testemunhar aos alunos a segurança com que me comporto ao discutir um tema, ao analisar um fato, ao expor minha posição em face de uma decisão governamental. Minha segurança não repousa na falsa suposição de que sei tudo, de que sou o ‘maior’. Minha segurança se funda na convicção de que sei algo e de que ignoro algo a que se junta a certeza de que posso saber melhor o que já sei e conhecer o que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no saber confirmado pela própria experiência de que, se minha inconclusão, de que sou consciente, atesta, de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o caminho para conhecer.” FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
om base no trecho, assinale a opção que interpreta corretamente a concepção de conduta docente de Paulo Freire.

Segundo José Carlos Libâneo, a formação de professores inclui duas dimensões: o conhecimento do conteúdo a ser ministrado e o conhecimento pedagógico-didático. Tais dimensões, a depender do perfil e dos interesses das instituições em que os professores são formados, recebem pesos diferentes, o que tem efeitos sobre sua atuação em sala de aula. Sobre este tema, assinale a afirmativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis