Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Há exatos cem anos, nascia no Recife (PE) um dos mais influentes pensadores brasileiros: Paulo Reglus Neves Freire. O intelectual pernambucano é um dos autores mais lidos e celebrados da pedagogia mundial. "Paulo Freire não é só um filósofo, um pedagogo: é um pensador que transita por vários saberes", observa Adelino Francisco de Oliveira, doutor em Filosofia e professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Fonte:https://www.brasildefato.com.br/2021/09/19/ha-cem-anos-nascia-paulo-freire-conheca-a-trajetoria-do-patrono-da-educacao-brasileira (Fragmento)
Entre as principais contribuições de Paulo Freire à educação pode-se destacar:

Para Piaget, no processo de maturação do cérebro, são produzidos os esquemas, definidos como moldes mentais em que colocamos nossas experiências. Analise os exemplos a seguir:
I."[...] experimentamos coisas novas com a nossa atual capacidade de entendimento (esquemas). [...] tendo o esquema "gato", uma criança pode chamar todos os animais de quatro patas de gato. (Myers, 2006; Gross, 2005)."
II."Uma criança utiliza um esquema verbal inicial para chamar a atenção (choro), mas ela vai introduzindo modificações nesse esquema, para que o adulto se aperceba que ela não quer dizer sempre a mesma coisa. (© 2003-2021 Porto Editora. Todos os direitos reservados)."
III."[...] uma criança vê um cão e o chama de gato, mas alguém corrige. Assim, vai aprender que o esquema "gato" não se aplica aos cães e que precisa de um novo esquema (Myers, 2006; Gross, 2005; Rathus, 2007).

De acordo com a teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. Os exemplos acima referem-se respectivamente a:

De acordo com Perrenoud, a competência que o professor deve adquirir para utilizar as ferramentas multimídia no ensino, utilizar editores de texto, comunicar-se à distância por meio da telemática é a competência de:

Para Perrenoud, as ________________ são traduzidas em domínios práticos das situações cotidianas que necessariamente passam compreensão da ação empreendida e do uso a que essa ação se destina.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Paulo Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação e a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o autoaprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo - portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade.
A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire e está no âmago de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos.
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/7241/paulo-freire?gclid=C jwKCAjw-L-ZBhB4EiwA76YzOT9GEOtLai030xddGbWXouUOdzc6jFQ os2S-FowPU4yjoK_xMSvynxoCLrYQAvD_BwE
Basicamente, esse método propõe a identificação e catalogação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis