Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Em Pedagogia da Conscientização, um legado de Paulo Freire à formação de professores analisa a ação supervisora relacionando-a à educação que “compreende os atos de ensinar e aprender, que caracterizam a natureza da prática educativa, enquanto dimensões do processo maior – o de conhecer”. A ação pedagógica, em qualquer instância, apresenta três dimensões. Estas dimensões fazem-se presentes em todas as práticas educativas, mesmo que inconscientemente. Ao educar, ao ensinar, a prática está baseada em uma ou mais teorias, o trabalho é voltado para a manutenção do sistema ou por sua transformação, e sentimentos estão envolvidos nesta ação, sejam eles positivos ou negativos.
(FREITAS. 2001, P. 71.)

Considerando o exposto, bem como as três dimensões na ação pedagógica, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Política.
2. Estética.
3. Epistemológica.
( ) Transcende o saber técnico, as teorias, as posições políticas; ela atinge a subjetividade, envolve o amor, o prazer, a esperança, a tolerância, a humildade, o respeito, o carinho, sem as quais não se concretiza a construção do conhecimento de forma plena. O vínculo afetivo, o comprometimento existente entre os sujeitos que ensinam e aprendem, é o que possibilita a aprendizagem.
( ) Funda-se no estudo do conhecimento e suas formas, que é uma necessidade ontológica do ser humano, característica que possibilita a busca constante de saberes que remetem à criação e recriação de sua própria identidade. A curiosidade, ao ir além dos limites que lhe são peculiares do domínio vital, se torna fundante da produção do conhecimento, pois, enquanto prática séria e comprometida, precisa se embasar em teorias e concepções.
( ) Diz respeito ao exercício da opção, inerente à prática educativa, que, não sendo neutra, assume um posicionamento ideológico a serviço do qual coloca as demais dimensões. A prática pedagógica estará a serviço de uma ideia, de uma concepção de sociedade, de valores, de mundo. A escola, a educação e a sociedade desejada dependem de uma conscientização, de um despertar para a possibilidade, da manutenção da esperança, da utopia, sem os quais não realizaremos nossos sonhos de transformação.

A sequência correta em

#Questão 945345 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Farroupilha - RS, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Área 1

De acordo com Moran (2018), a aprendizagem ativa aumenta a nossa flexibilidade __________, que é a capacidade de alternar e realizar diferentes tarefas, operações mentais ou objetivos e de adaptar-nos a situações inesperadas, superando modelos mentais rígidos e automatismos pouco eficientes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

“A abordagem Sociocultural difere das demais, por colocar no centro do processo ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural em que ocorre a ação educativa. Um importante representante dessa concepção é _______________________, que pauta seus estudos sobre as origens e a evolução da consciência do homem no Materialismo Histórico. À luz de tal concepção, o autor revela a relação entre linguagem, consciência e constituição da identidade. Ao conceber a aprendizagem como processo sócio- -histórico mediado pela cultura, o estudioso aponta a íntima articulação da aprendizagem com os esquemas de significação e com os quatro planos de desenvolvimento: Filogenético; Ontogenético; Sociogenético e Microgenético.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Segundo Piaget, o bebê, no início, está quase inteiramente preso ao presente imediato, respondendo aos estímulos existentes. Ele não se lembra de acontecimentos ou objetos de um momento para outro e não parece ter planos ou intenções. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a expressão utilizada pelo autor que se refere às muitas ações repetitivas simples, cada uma organizada em torno do próprio corpo do bebê. 

#Questão 945468 - Pedagogia, Principais Autores, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Pedagogia

O século XIX é o século da pedagogia, momento emblemático da luta de classes (entre burguesia e proletariado), que envolveu sociedade; cultura; economia; e, política. Esta situação acarretou uma radicalização das ideias pedagógicas e educativas, consolidando-as como ferramentas de controle social e do “projeto político e da própria gestão do poder (social e político)”. (CAMBI, 1999, p. 407.) 
No cenário da educação, esse atrito entre classes deu vazão ao surgimento de pedagogias diferenciadas, com modelos e orientações diversas sempre altamente imbuídas em todas as vertentes e etapas da pedagogia do século XIX. (SAVIANI, 1997.)
É dentro desse contexto que a ideia de liberdade defendida por pensadores como Pestalozzi, Fichte e Fröbel, se torna o indicador sociopolítico e, por conseguinte, ideológico da educação. E, de acordo com as ideologias da pedagogia do século XIX, na visão de Pestalozzi, são considerados ideais defendidos, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis