Questões sobre Principais Autores

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Listagem de Questões sobre Principais Autores

A extensa pesquisa realizada por Ferreiro e Teberosky (1999), aponta que o processo de aquisição da língua escrita envolve múltiplos fatores, os quais não se encontram muito bem esclarecidos nos materiais didáticos e documentos norteadores, quando se parte do fato de que a sala de aula é um espaço heterogêneo e multicultural, no qual os alunos manifestam diferentes habilidades e trazem bagagens singulares para a aprendizagem da língua escrita. Considerando as autoras, no tocante ao processo de desenvolvimento a língua escrita, assinale a alternativa incorreta.

A análise do método pode ser estendida à própria produção intelectual de Piaget, que afirmou ter utilizado uma dialética em sua obra de forma espontânea. Acreditamos que, ao definir os termos centrais de sua teoria, Piaget rechaçou firmemente o procedimento de elaboração típico da psicologia de seu tempo, que consistia em tratar as propriedades de modo rígido.
Ao isolar os termos de suas relações, os psicólogos se esquivavam do difícil problema de caracterizar as conexões entre os fenômenos; Piaget, ao contrário, nas diferentes instancias de sua obra, negou-se a separar os feno?menos que estudava e os conceitos que elaborava. Ao contrário, estudou os aspectos do conhecimento em suas relações constitutivas, caracterizando-as em sua interação recíproca. Quando abordava um problema teórico, tratava de articular a dicotomia ou heterogeneidade inicial entre as propriedades predicadas. Começava por introduzir um corte ou oposição entre traços ou propriedades do fenômeno cognoscitivo e, diante dos riscos de inconsistência que este comportava, procedia a vincular sistematicamente os dois termos (CASTORINA; BAQUERO, p. 36, 2007). Acerca dos postulados por Piaget, analise as afirmativas a seguir.
I. Para o autor, existe uma articulação sistemática entre o egocentrismo e as relaço?es com a autoridade adulta, o juízo auto?nomo e as relaço?es sociais de cooperação. II. Para dar conta do processo cognitivo, Piaget esboça uma relação constitutiva entre as categorias opostas de assimilação e acomodação. III. O autor, realiza uma definição genética da inteligência que integra dinamicamente o caráter estrutural ou descontínuo da atividade e seu funcionamento contínuo mediante as diferentes estruturaço?es.
Estão corretas as afirmativas:

A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo duas referências incontornáveis da formação de psicólogos, pedagogos e áreas afins. No campo da psicologia escolar e da psicopedagogia, estas teorias são amplamente estudadas com a finalidade de abordar as dificuldades escolares (ZELAN, 1993). Por meio destas perspectivas teóricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As interpretações reducionistas, unilaterais e individualizantes do fracasso escolar concretizam-se em discursos que opacam o papel do educador colocando o foco, seja em problemas do tipo neurológico, como os transtornos da aprendizagem, seja em "bloqueios afetivos/emocionais" da criança ou em questões vinculares com suas famílias. II. Na perspectiva piagetiana, a dialética do funcionamento do sujeito propõe uma inteligência afetada, e uma afetividade intelectualizada. III. Enquanto a psicanálise estuda o sujeito na ótica do inconsciente e do desejo, a psicogênese piagetiana se ocupa do sujeito epistêmico, mas também do sujeito psicológico, sem desestimar nem o papel do fator social nem da afetividade.
Estão corretas as afirmativas:

#Questão 945678 - Pedagogia, Principais Autores, Avança SP, 2023, Prefeitura de Americana - SP, Professor de Educação Básica 2 - Ciências

“O construtivismo é uma metodologia de ensino internacionalmente reconhecida, centrada em um processo de ensino e aprendizagem não engessados. O termo “construtivismo” foi retratado, inicialmente, na obra de _________, suíço (a), o (a) qual propôs a teoria construtivista do desenvolvimento da criança.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

Para Piaget, de acordo com a discussão sobre o desenvolvimento da moralidade da criança proposta por Vinha (1999), uma pessoa autônoma faz o que é certo porque

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