Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Freire (1996) ressalta a importância dos saberes necessários para uma prática educativa em prol da autonomia do ser dos educandos.

De acordo com as reflexões do autor sobre esses saberes, assinale a alternativa incorreta.

Um dos estágios de desenvolvimento de Piaget caracteriza-se pelo início do uso de símbolos, o que pode ser percebido na brincadeira de faz de conta, pelo egocentrismo, pelo animismo e pelo antropomorfismo. Trata-se do estágio

#Questão 945533 - Pedagogia, Principais Autores, IBFC, 2023, UFPB, Técnico em Assuntos Educacionais

O autor Paulo Freire fazia uma severa crítica à educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo, em que o professor vê o aluno como um depósito vazio que será preenchido com conhecimentos vindos exclusivamente deste professor. Em contrapartida, Freire propõe a Educação Libertadora. Assinale a alternativa que discorre sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire.

Charlot (2013) estabelece comparações entre a pedagogia tradicional e o Construtivismo, defendendo que este último opera uma ruptura fundamental em relação aos métodos tradicionais empregados pelos professores na educação escolar.
Sobre as pedagogias em foco, assinale a afirmação correta.

Em Pedagogia da Autonomia, assim como em outras obras suas, Paulo Freire trabalha com o conceito de inacabamento como uma condição humana: “Na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o inacabamento se tornou consciente” (FREIRE, 1996, p. 26). 
O inacabamento está diretamente ligado, na obra do autor, à defesa de uma formação indispensável para os educadores, descrita no trecho a seguir. 
“[...] a que se funda na experiência de viver a tensão dialética entre teoria e prática. Pensar a prática enquanto a melhor maneira de aperfeiçoar a prática. Pensar a prática através de que se vai reconhecendo a teoria nela embutida. A avaliação da prática como caminho de formação teórica e não como instrumento de mera recriminação da professora” (FREIRE, 1997, p. 11). 
A identificação correta dessa formação, nos termos de Paulo Freire, é formação

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis