Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

Considerando os três autores das teorias que possibilitam professores e pesquisadores a compreenderem a inteligência, o aprendizado e o desenvolvimento de seus alunos, relacione- -os às implicações pedagógicas.
1. Piaget. 2. Vygotsky. 3. Wallon.
(   ) A aprendizagem depende do processo de desenvolvimento cognitivo. ( ) O desenvolvimento e a aprendizagem são processos concomitantes, interdependentes e recíprocos. ( ) A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criança.  (  ) É o aluno quem constrói o próprio conhecimento; assim, o papel da escola é dar à criança oportunidade de agir sobre os objetos de conhecimento. (  ) O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e, por isso, a ação docente deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal.
A sequência está correta em 

Segundo Libâneo, “o planejamento tem grande importância por tratar-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Sobre o plano de aula, é possível inferir que: 

“As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.” Considerando o exposto, é possível afirmar que trata-se da: 

No decorrer da história da educação surgiram algumas tendências pedagógicas que foram influenciadas pelo pensamento filosófico e social de seu tempo e, segundo Luckesi, dizem respeito à maneira como a educação deve ser aplicada e desenvolvida, seus métodos, conteúdos, objetivos e práticas. Diante do exposto, é considerada uma vertente da educação progressista no Brasil a Pedagogia:

Freire defende que o coordenador pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola; ele leva os professores a analisarem suas práticas, resgatando a autonomia docente sem desconsiderar a importância do trabalho coletivo, agindo como um parceiro do professor. O coordenador vai transformando a prática pedagógica. Diante do exposto, pode-se afirmar que essa práxis é composta pelas seguintes dimensões:


I. Reflexiva: auxilia na compreensão dos processos de aprendizagem.

II. Fiscalizadora: avalia e mensura o trabalho dos diversos atores escolares.

III. Conectiva: possibilita inter-relação entre professores, gestores, funcionários, pais e alunos.

IV. Interventiva: modifica algumas práticas arraigadas que não traduzem mais o ideal de escola.

V. Avaliativa: estabelece a necessidade de repensar o processo educativo em busca de melhorias.


Estão corretas apenas as dimensões 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis