Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

De acordo com LIBÂNEO (2004, p.44-45), “estão em curso mudanças na economia, expressas em novas formas de produção baseadas nas novas tecnologias e no capitalismo financeiro. Trata-se de novas formas de funcionamento e reestruturação do capitalismo no quadro de um conjunto de transformações que vem sendo chamado de _________. [...] Segundo Faleiros (1999), na ótica neoliberal, as garantias sociais e os direitos devem ser desmantelados para que o indivíduo sobreviva com seus recursos. [...]. Essas mudanças atingem o sistema educacional, exigindo-se dele a adequação aos interesses do mercado e investimentos na formação de profissionais mais preparados para as modificações do processo de produção.” Complete a lacuna acima e assinale a alternativa CORRETA.

Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. Nesse sentido, mapeando alguns teóricos sobre o assunto, CHRISPINO (2007) aponta que, segundo Piaget, o conflito nas decisões e experiências, têm como processo resultante a:

#Questão 944545 - Pedagogia, Principais Autores, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Em “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, Paulo Freire faz considerações importantes sobre o “pensar certo”. De acordo com essa obra, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo.
II - ( ) Faz parte do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero nega radicalmente a democracia.
III - ( ) Ensinar a pensar certo não é uma experiência em que ele – o pensar certo – é tomado em si mesmo e dele se fala ou uma prática que puramente se descreve. O pensar certo é algo que se faz e que se vive enquanto dele se fala com a força do testemunho.
IV - ( ) O pensar certo não requer entendimento, uma vez que o entendimento, do ponto de vista do pensar certo, não é transferido, mas consolidado hierarquicamente. Um pensar certo hierárquico, dessa forma, será sempre corretamente submetido aos cuidados alienadores.
Assinale a sequência CORRETA

#Questão 944570 - Pedagogia, Principais Autores, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Pedagogo

Ainda considerando a obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, é CORRETO afirmar que Paulo Freire defende que a prática docente crítica

#Questão 944600 - Pedagogia, Principais Autores, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos, os quais, por sua vez, ao assimilarem e recriarem essas influências, se tornam capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Machado de Assis, assim como outros grandes poetas, escrevia bastante sobre diversos tipos de relacionamento: amizade, cumplicidade, amor. Na sala de aula, diversos tipos de relacionamento acontecem. Libâneo (1994) destaca que essa relação é permeada por dois aspectos: o cognoscitivo e o socioemocional.
Considerando as questões voltadas para a relação professor-aluno na sala de aula, analise as proposições a seguir e assinale a que apresenta as ideias e os conceitos CORRETOS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis