Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

No Brasil, a educação em direitos humanos vem se desenvolvendo e ampliando suas ações desde o final dos anos 80, a partir das seguintes tarefas:

I. A partir dos anos de 1990, o governo federal assumiu um protagonismo importante neste campo e a formulação de políticas públicas se foi ampliando.
II. Num primeiro momento, as principais atividades desenvolvidas foram promovidas pelas organizações não governamentais e tiveram como preocupação central, no contexto da (re)democratização do país, a afirmação dos direitos civis e políticos e a construção de uma cidadania democrática, ativa e participativa.
III. Políticas de ação afirmativa, escola inclusiva, introdução da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, educação quilombola, educação no campo, educação intercultural indígena, elaboração de materiais pedagógicos para o enfrentamento da homofobia, do sexismo, do racismo no ambiente escolar, entre outros, são alguns exemplos do desenvolvimento desta perspectiva.

Está correto o que se afirma em

Constata-se que, na modernidade do pensamento dos estudos sobre psicologia da aprendizagem, três autores comparecem, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que a concebem como uma função constitutiva do próprio pensamento. Dessa forma, suas teorias impactam nos modos de pensar e teorizar sobre pensamento e linguagem no século XX, no modo como o funcionamento da linguagem articulada ao pensamento do sujeito se refaz a cada nova etapa, incorporando as aquisições anteriores em níveis de complexidade crescentes e reorganizando-as de maneira que a díade pensamento e linguagem se apresenta sutilmente estruturada. Nesse contexto, eles demonstram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo, sujeito-mundo, uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecêlo. Tais princípios são observáveis nas obras de

A premissa de que o processo de ensino-aprendizagem se dá na ênfase das interações com o meio e nos intercâmbios entre os sujeitos por meio de processos de equilíbrio, assimilação e acomodação, no qual o papel do aluno é de um agente ativo e criador com o emprego de lógicas para solucionar questões, é própria da abordagem

O princípio orientador da qualidade da produção universitária baseia-se no princípio

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), cada curso de graduação conta com uma instância gestora que “constitui-se de um grupo de professores, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso” (PDI Unifesspa/ 2020). Essa instância denomina-se

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