Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005. Sobre essa política pública para a Educação Superior considere as seguintes afirmativas:

I. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e sequenciais, em instituições privadas de educação superior.
II. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
III. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.

Está correto o que se afirma em

Constitui(em) incumbência(s) dos estados, de acordo com a LDB/1996,

I. assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual, permitindo aos respectivos professores, em trechos autorizados, o uso de assentos vagos nos veículos;
II. assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual, sendo vedado aos professores, o uso de assentos vagos nos veículos;
III. assegurar o ensino fundamental e oferecer, caso possível, o ensino médio.

Completa(m) corretamente o enunciado o(s) item(ns)

#Questão 1116820 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), IVIN, 2025, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI, Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil

Por ser um documento que expressa a identidade do estabelecimento de ensino ao mesmo tempo em que define diretrizes capazes de orientar a prática educativa institucional, o projeto político-pedagógico – PPP é considerado por muitos autores a espinha dorsal do planejamento da escola. No contexto da Educação Infantil, uma das funções desse documento é: 

#Questão 1116920 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Pensar pedagogicamente o ensino das lutas nos conduz à compreensão conceitual e dos aspectos convergentes e divergentes entres as modalidades existentes. Gomes et al. (2010) apresentam os princípios condicionais que, independentemente da modalidade ou especificidade da luta, podem caracterizar uma prática como luta. Sem a intenção de uma classificação rígida, o que os autores objetivaram foi “compreender como as diferentes manifestações podem ser organizadas de acordo com os princípios comuns que as regem” (2010, p.209), com vistas a pensar os modos de ensino das lutas na educação física. Os autores também destacaram que o foco em determinado Grupo Situacional é definido por um dos princípios condicionais. Qual é esse princípio?

#Questão 1116923 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Machado et al. (2014) propõem uma pedagogia do esporte para além do mero ensino técnico-tático. Os autores compreendem o esporte de forma ampla e totalmente integrada à sociedade. Para o esporte ser um dos contribuintes para a formação integral do aluno-jogador, é fundamental, na perspectiva dos autores, que as aulas/treinamentos sejam pautadas de forma equilibrada nos três referenciais: 

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