Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

Alicia Fernández, (1994), enfatiza a relevância dos fatores afetivos no processo emocional de aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O conceito de “inteligência aprisionada” destaca a influência das vivências emocionais na forma como o aluno se relaciona com o conhecimento, podendo gerar bloqueios ou nervosismo durante a aprendizagem.

II. A superação de dificuldades de aprendizagem depende prioritariamente de estratégias mecânicas de estudo, prescindindo de análise afetiva ou emocional.

III. Bloqueios cognitivos podem estar relacionados a experiências emocionais negativas, levando o sujeito a resistir a conteúdos que despertem insegurança.

IV. A proposta de Fernández prioriza a avaliação psicométrica como pilar fundamental da intervenção, relegando os fatores socioafetivos para um segundo plano.

V. A análise do desejo, das relações familiares e das emoções constitui parte essencial da compreensão integral do percurso de aprendizagem de cada sujeito.


Está CORRETO o que se afirma em: 

Leia a situação hipotética abaixo.

Uma escola de educação básica implementou oficinas psicopedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com diferentes necessidades educacionais. Durante a aplicação desses workshops, alguns alunos demonstraram insegurança na interação em grupo, gerando certo isolamento. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia psicopedagógica para fortalecer o vínculo socioafetivo e favorecer a participação coletiva.

#Questão 1117341 - Pedagogia, Legislação da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

De acordo com o art. 1º, da LDB/96, a educação abrange os seguintes processos formativos, EXCETO:

#Questão 1117343 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

Sobre o conceito de gestão democrática escolar, assinale a única alternativa INCORRETA

As competências gerais docentes, bem como as competências específicas e as habilidades correspondentes a elas compõem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. As competências específicas se referem a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, integram-se e se complementam na ação docente. São elas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis