Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

A construção curricular é reflexo de um dado momento da sociedade. Com a sua evolução, novas teorias foram surgindo, integrando-se ou questionando as já existentes. Nesse sentido, as teorias curriculares transitam entre as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Considerando as ideias da teoria curricular póscrítica, julgue os itens e marque a alternativa correta:

I. Inicia-se com a teoria curricular progressivista, que acredita em uma aprendizagem no formato contínuo e tem como foco o aluno, já que o currículo deve incentivar a formação da sua inteligência social.
II. Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e da diversidade humana, criando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença.
III. Os autores em destaque são Franklin Bobbit e Ralph Tyler, sendo que este último exerceu forte influência no currículo brasileiro até a década de 1980.
IV. Abordam novas temáticas na organização e construção do currículo, tais como: gênero, raça, etnia, sustentabilidade e diversidade.
V. O currículo, na teoria pós-crítica, é considerado um recurso político que interage com a ideologia, a estrutura social e o poder de uma sociedade.

Instituída em 2017, por meio da Resolução CNE/CP nº 2, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC se constitui em um documento estruturado em competências que busca servir de referência para a elaboração de currículos estaduais e municipais. Na esteira do que foi instituído por essa normativa, que busca promover a equidade na educação em todo o País, analise as informações abaixo e indique se estão certas (C) ou erradas (E), assinalando depois a sequência correspondente:
( ) A BNCC é um documento normativo que define direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todas as etapas da Educação Básica, garantindo a padronização dos conteúdos em todas as escolas do país. 
( ) A BNCC estabelece competências e habilidades essenciais, mas permite que estados, municípios e escolas tenham autonomia para complementar o currículo de acordo com suas especificidades regionais e pedagógicas.
( ) A BNCC foi elaborada para substituir os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, sendo obrigatória apenas para escolas públicas, enquanto instituições privadas podem optar por segui-la ou não.
( ) A BNCC estrutura-se em dez competências gerais, que incluem aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais, visando formar cidadãos críticos, autônomos e preparados para a vida em sociedade. 

Com base nos princípios que norteiam a organização do ensino no Brasil, conforme disposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/1996), faça a correlação entre os princípios educacionais listados na Coluna A e suas respectivas definições apresentadas na Coluna B: 

COLUNA A
1. Gestão democrática do ensino público. 2. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. 3. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 4. Valorização do profissional da educação.

COLUNA B

( ) Garante que a educação esteja acessível a todos, independentemente de classe social, raça, gênero ou qualquer outra condição, combatendo disparidades educacionais.
( ) Pressupõe mecanismos de participação da comunidade escolar na tomada de decisões, incluindo eleição de diretores e participação da comunidade em colegiados e conselhos escolares.
( ) Engloba a formação continuada, a remuneração condizente e condições adequadas de trabalho aos operadores da educação, reconhecendo sua importância na qualidade do ensino.
( ) Defende a coexistência de diferentes perspectivas pedagógicas e metodológicas no ensino, promovendo o debate e a diversidade de abordagens educacionais.

Assinale a alternativa com a sequência correta da correlação: 

Durante a correção de avaliações, um professor percebeu que muitos alunos confundiam discurso direto e indireto. Alguns mantinham a citação literal sem marcas adequadas de pontuação, enquanto outros transformavam as falas sem ajustar a regência verbal. Que procedimento resolve esse desafio e fortalece a compreensão dessas estruturas?

Analise as proposições a seguir:

I. O desenvolvimento artístico na infância se relaciona à percepção sensório-motora e, progressivamente, à construção de representações simbólicas, sustentando a expressão pessoal como ferramenta para a elaboração do pensamento infantil.

PORQUE

II. Quando não se considera a evolução dos estágios artísticos e a amplitude de possibilidades expressivas, as práticas escolares podem limitar a liberdade criativa, comprometendo a expansão estética e o exercício lúdico de múltiplas linguagens.

A respeito dessas proposições, assinale a opção CORRETA:

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