Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1115582 - Pedagogia, Legislação da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Visual)

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) descreve o histórico de publicações e documentos sobre os direitos das pessoas com deficiências. No período entre 1970 e os anos 1990, há um documento legal que faz menção à educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino e garante como dever do Estado a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

Esse documento legal refere-se

#Questão 1115589 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Auditiva)

Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007), citando pesquisas e autores sobre educação de alunos surdos, comenta que os professores precisam conhecer e usar a Língua de Sinais; entretanto, deve-se considerar que a simples adoção dessa língua não é suficiente para escolarizar o aluno com surdez.

Na perspectiva da autora, mais do que a utilização de uma língua, os alunos com surdez precisam

#Questão 1115590 - Pedagogia, Legislação da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Auditiva)

De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), a inclusão escolar tem início

#Questão 1115620 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Inglês

Leia o texto a seguir para responder à questão:


Foreign language pronunciation instruction
in a communicative language teaching context:
amounts, practices and beliefs


       The aim of this research was to examine three important components of foreign language pronunciation instruction and the connections between them: amount, actual practices, and teachers’ beliefs. The data consisted of 45 video-recorded lessons in French-as-a-foreign-language in six secondary schools in Norway and semistructured interviews conducted with the same teachers whose instruction was previously video-recorded. The video-recorded lessons were analysed for amount and actual practices of pronunciation instruction and the interviews were analysed for teachers’ background in and beliefs about phonetics and pronunciation pedagogy. Results indicated that: (1) on average, pronunciation instruction accounted for a very small part of the teaching time (less than 2%); (2) despite the emphasis on segmentals and suprasegmentals in pronunciation teaching literature, explicit teaching of segmental and suprasegmental features of speech was rare in the recorded material; (3) there is a need for more training in and knowledge of phonetics and pronunciation pedagogy. These findings might be used to address concerns regarding the role of pronunciation instruction in foreign language teaching and to define factors that may account for the difficulty of making pronunciation instruction an integral part of language teaching.


(Altijana Brkan, Eva Thue Vold. https://www.uv.uio.no. Adaptado)
São exemplos de gêneros da esfera escolar:

Em suas reflexões sobre feedback, Williams (2005) aborda situações em que a ausência ou o desequilíbrio na oferta de feedback pode gerar problemas de comunicação ou de produtividade entre pessoas. Nesse cenário, o autor considera que a conduta de pedir desculpas é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis