Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1115805 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Educação Surdos

O currículo inclusivo tem se consolidado como um eixo estruturante das políticas educacionais contemporâneas voltadas à equidade. Em vez de assumir um modelo homogêneo de ensino, tal currículo reconhece a pluralidade dos sujeitos e propõe práticas pedagógicas que contemplem diferentes formas de acesso ao conhecimento, favorecendo a participação de todos. Com base nessa perspectiva, qual das alternativas abaixo expressa um princípio central de um currículo inclusivo?

#Questão 1115806 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Educação Surdos

Segundo Mantoan (2015), como a inclusão deve ocorrer no contexto educacional?

#Questão 1115807 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Educação Surdos

Como a autora Maria Teresa Eglér Mantoan (2015) diferencia os conceitos de integração e inclusão no contexto educacional?

#Questão 1115819 - Pedagogia, Políticas Educacionais, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

Sobre os desafios enfrentados para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ausência de formação continuada para professores pode comprometer a qualidade da educação inclusiva, dificultando a adoção de práticas pedagógicas adequadas.
( ) Os problemas relacionados às barreiras arquitetônicas e à falta de tecnologia assistiva, embora ainda estejam presentes em algumas escolas brasileiras, têm pouco impacto na permanência e na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A legislação brasileira prevê serviços de apoio especializado, como o AEE, para garantir suporte pedagógico e acessibilidade aos alunos com deficiência intelectual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1115820 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

Sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Decreto nº 10.502/2020 trouxe mudanças na Política Nacional de Educação Especial, propondo uma abordagem que reforça a possibilidade de escolarização em classes e escolas especializadas, não priorizando exclusivamente a inclusão em classes comuns.
( ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que as adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual são opcionais, cabendo à escola decidir sua aplicação.
( ) A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, possui força de norma constitucional e reforça o direito das pessoas com deficiência a uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

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