Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando

dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está

num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina

ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora

com as limitações decorrentes de uma turma numerosa.

Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem

de maneira a criar condições de melhor desempenho

dos alunos, a professora deverá:

I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói

por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os

alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento

e necessitam "interpretação" do professor;

II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de

ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo

de gestão pedagógica da turma;

III - saber que o conhecimento é construído na relação com

o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma

representação fragmentada, que requer a intervenção

moral do professor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,

A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:

A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada, com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação de serviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalham nesses espaços, é uma prática comum entre os professores. Essa atividade fundamenta-se

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis