Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento...

Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que

  • A. a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão.
  • B. a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho.
  • C. o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade.
  • D. a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico.
  • E. o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.
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Considere a participação do educador social, com as seguintes funções:

I. organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades ou na comunidade.

II. processo de mobilização e campanhas intersetoriais nos territórios de vivência para prevenção e enfrentamento de situações de risco social.

III. prevenção de rompimento de vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.

Estão correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III, apenas.
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Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes.

Dessa maneira, as experiências

  • A. não devem ser improvisadas, pois são interdisciplinares.
  • B. não podem ser transplantadas, mas reinventadas.
  • C. precisam considerar a capacidade de atuação de cada usuário.
  • D. indicam o processo de construção do conhecimento a ser seguido.
  • E. determinam os assuntos que devem ser ensinados pelo educador.
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A tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”.

Em uma prática educativa crítica, a tolerância é

  • A. a habilidade do educador social para conseguir lidar com o usuário.
  • B. compreender a ignorância dos usuários no atendimento social.
  • C. a qualidade fundamental ao educador paciente.
  • D. a ação assistencialista dos serviços de assistência social.
  • E. o dever de respeitar o direito de todos serem diferentes.
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O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica- cultural-afetivas de que dispomos.

Diante disso, é correto afirmar que

  • A. o aprendiz é aquele que recebe o conhecimento oferecido pelo educador.
  • B. a construção do conhecimento depende, primeiramente, da competência técnica do professor em ensinar.
  • C. o conhecimento verdadeiro não é obtido a partir da realidade da pessoa que aprende.
  • D. as pessoas pensam sobre os fatos que observam e produzem explicações, constroem conhecimento.
  • E. somente o conhecimento teórico é que possibilita o ser humano pensar sobre a sua realidade.
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Ao identificar conflitos de geração entre adolescentes, jovens e adultos, uma liderança da comunidade solicita a ajuda de um educador social. Nesta situação, cabe ao educador social
  • A. convocar os responsáveis pelos adolescentes e jovens para que estes se responsabilizem pelas atitudes inadequadas e agressivas de seus filhos.
  • B. elaborar cartilhas educativas para que se possa discutir a gravidez precoce com os moradores desta comunidade.
  • C. apoiar a realização de campanhas educativas que tenham como prioridade o combate ao uso excessivo de drogas.
  • D. orientar a liderança da comunidade para não deixar que adultos ensinem maus hábitos para os jovens e os adolescentes.
  • E. desenvolver atividades socioeducativas de convivência e socialização que contribuam para a tolerância e o fortalecimento de vínculos sociais.
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Crianças, adolescentes, jovens e adultos dos quilombos reclamam que, muitas vezes, a escola onde estudam não consegue dialogar com suas vivências, experiências. Reclamam também que muitos de seus professores não conhecem a história e realidade dos quilombos, das lutas enfrentadas pelas suas famílias e descendentes. Quanto à educação nos quilombos, é correto afirmar que
  • A. a atuação de profissionais deve buscar a valorização cultural dessas comunidades étnicas, adotando obrigatoriamente um conteúdo comum a todas as escolas como direito à igualdade.
  • B. as aulas e atividades na escola devem dialogar com as necessidades, desejos e realidade dos estudantes e os professores devem conhecer a história das comunidades quilombolas.
  • C. para garantir o direito de todos a uma educação de qualidade social, os conteúdos abordados nas aulas não precisam considerar a identidade étnico racial do grupo.
  • D. a organização das escolas pode ser de uma forma diferente, com um estudo contextualizado da comunidade quilombola, mas que não prejudique a transmissão dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular.
  • E. os valores, tradições e cultura da comunidade quilombola são importantes, mas não podem comprometer a formação básica que toda escola precisa garantir.
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As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem
  • A. considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco.
  • B. fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas.
  • C. priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo.
  • D. priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas.
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Um poema, uma charge, um verbete colhido da web.com, artigos da legislação ambiental brasileira, versos avulsos de poemas e de canção – são os textos reunidos nas questões de números 21 a 27. Dos exercícios feitos a partir dessa reunião, destacam-se práticas pedagógicas que dizem respeito
  • A. à compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos em textos pertencentes a um mesmo gênero.
  • B. ao apagamento das condições de produção e recepção de textos pertencentes a diferentes gêneros, que circulam nas diferentes esferas/campos de atividade humana.
  • C. à desconsideração da perspectiva dialógica da linguagem, o que confirma a centralidade do discurso e do sujeito.
  • D. à centralidade da tradição normativa no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, para o que se confirma a prioridade dada à análise sintática das frases, independentemente da atenção ao contexto de produção do texto.
  • E. à ampliação do repertório de experiências do aluno, no encorajamento à observação do sentido que emerge da comparação entre diferentes gêneros.
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Para viabilizar junto aos alunos o reconhecimento da função da literatura entre outras esferas da comunicação humana, o professor deverá
  • A. evitar o ato de examinar o diálogo entre um texto literário e um texto midiático, embora possa haver entre um e outro uma conexão temática; ao portar-se dessa maneira, impedirá que se apequene para o leitor o valor estético da literatura.
  • B. favorecer a discussão a respeito das expectativas dos gêneros na construção do sentido de textos postos em confronto; diante de gêneros como esses, ora reunidos, orientará a identificação de recursos segundo os quais se potencializa, menos em um, mais em outro, a sensibilidade da aridez ambiental.
  • C. incentivar um juízo negativo a respeito da transgressão feita em relação às regras de pontuação em terra seca árvore seca; enfatizará que em qualquer situação de comunicação é obrigatório o uso da vírgula para separar termos da mesma função e assindéticos.
  • D. fixar-se na importância da veracidade geográfica do espaço convocado, o Novo México, tanto para o poema como para o texto de Geografia extraído da internet; especialmente para o poema, incentivará pesquisas sobre a biografia do poeta com vistas a obter provas factuais para o que é dito poeticamente.
  • E. ter como meta a elaboração, pela classe, de uma única paráfrase do poema, a qual explicitará em detalhes informativos a narrativa do acontecido a bordo do ônibus Grayhound; para isso, terá como objetivo comprovar que a função de informar é a dominante tanto no texto poético como naquele da web.com.
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