Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Um dos pontos que a pedagogia deve ter como alvo é a educação de comportamentos que emergem no âmbito das relações sociais, mas que têm na sua base reações inatas e instintivas. Esses comportamentos fazem parte do escopo da aprendizagem
    A) artística.
    B) emocional.
    C) psicomotora.
    D) moral.
    E) estética.
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No desenvolvimento emocional e social, existem funções biológicas que podem ser educadas e outras que não se podem educar ou modificar. As funções não passíveis de educação são os
    A) instintos.
    B) desejos.
    C) reflexos.
    D) pensamentos.
    E) comportamentos.
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O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece o grupo familiar formado por pais, filhos e demais parentes próximos como família
    A) extensa ou ampliada.
    B) natural.
    C) adotiva.
    D) nuclear.
    E) substituta.
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Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento
    A) motor.
    B) perceptual.
    C) cognitivo.
    D) emocional.
    E) da atenção.
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O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.


A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

    A) crítica.
    B) bancária.
    C) construtivista.
    D) cognitivista.
    E) behaviorista.
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O conjunto de padrões de reação e de interação com o ambiente e com outras pessoas (crianças ou adultos) que diferencia cada criança é denominado
    A) percepção.
    B) interação.
    C) personalidade.
    D) nativismo.
    E) empirismo.
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Além da organização didática dos conteúdos a serem ensinados, o professor é também responsável por exercer uma ação que garanta o respeito, a solidariedade e a justiça. Nesse sentido, sua ação é pautada na dimensão
    A) estética.
    B) técnica.
    C) ética.
    D) semiótica.
    E) simbólica.
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O ofício do educador envolve diversas competências, entre elas a que trata dos valores morais da cultura com a qual esse profissional lida. Essa é a competência
    A) política.
    B) tecnológica.
    C) didática.
    D) ética.
    E) midiática.
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A atuação pedagógica não se restringe ao ambiente escolar, mas se estende às organizações e aos espaços culturais e de convivência social. A ação educativa que se processa fora do ambiente escolar e que acontece de maneira intencional, mas com pouca sistematização e planejamento, é denominada educação
    A) não formal.
    B) ambiental.
    C) informal.
    D) a distância.
    E) formal.
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Pedro, aluno do 6.º ano do ensino fundamental II, fez uma prova objetiva de matemática em sua escola e tirou nota 9,0, de um total de 10 pontos, por ter errado uma questão, conforme indicado na prova pela professora. Ao comparar sua prova com a do colega Saulo, da mesma turma, verificou que Saulo havia registrado para a questão o mesmo gabarito que ele, mas a resposta do colega tinha sido considerada correta enquanto a dele havia sido considerada errada.


Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, os critérios avaliativos adotados pela professora na atribuição das notas

    A) não podem ser contestados diretamente por Pedro nem por Saulo, pois cabe aos pais/responsáveis deles buscar a solução do conflito junto à direção da escola.
    B) podem ser contestados diretamente tanto por Pedro quanto por Saulo, que podem, ainda, recorrer às instâncias escolares superiores se não solucionarem o conflito junto à professora.
    C) não podem ser contestados por Saulo, porque o problema afeta diretamente a nota de Pedro, e não a dele.
    D) podem ser contestados por Pedro apenas se ele for integrante do grêmio estudantil da escola.
    E) não podem ser contestados por Pedro, porque a professora tem autonomia para adotar critérios avaliativos distintos se assim considerar necessário.
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