Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de
  • A. Ensino técnico de excelência.
  • B. Tecnicismo.
  • C. Tecnicismo de excelência.
  • D. Neotecnicismo.
  • E. Tecnicismo moderno.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Segundo Piaget, a aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento mental da criança.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  • A. III e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: