Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de
Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da
transferência de conhecimentos, algo que Luciana não
conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a
seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos,
identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F).
I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que
sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em
situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida."
II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas
de inferência, de generalização, de resolução de
problemas, de raciocínio por analogia."
III - "A transferência de conhecimentos é um processo
espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo
inibida em sua espontaneidade."
IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são
construídos muito desigualmente e que podemos
favorecer a aquisição de uma competência universal
da transferência que atinja Luciana."
V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação
de tarefas e de situações, de maneira a que possa
exercitar a transferência, negociando com ela um novo
contrato didático."
A seqüência correta é: