Questões de Pedagogia do ano 2005

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de

Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da

transferência de conhecimentos, algo que Luciana não

conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a

seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos,

identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F).

I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que

sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em

situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida."

II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas

de inferência, de generalização, de resolução de

problemas, de raciocínio por analogia."

III - "A transferência de conhecimentos é um processo

espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo

inibida em sua espontaneidade."

IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são

construídos muito desigualmente e que podemos

favorecer a aquisição de uma competência universal

da transferência que atinja Luciana."

V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação

de tarefas e de situações, de maneira a que possa

exercitar a transferência, negociando com ela um novo

contrato didático."

A seqüência correta é:

Várias explicações vêm sendo buscadas para a ocorrência do fracasso escolar. A situação de Luciana pode ser explicada, por exemplo, pela "indiferença às diferenças", que atribui o fracasso

A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

(PCN, 1998)

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída

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