Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Durante a infância e a adolescência, são essenciais as ações de promoção da vida saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e controle das carências nutricionais. Nesse contexto, a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável entre crianças e adolescentes. A respeito desse público e desse cenário, julgue os itens a seguir. Nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) têm como atribuição a revisão das prestações de contas, não possuindo poder de interlocução para promoção de práticas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis no âmbito escolar.

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. A prevalência de insegurança alimentar na população brasileira vem se reduzindo ao longo dos anos.

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. Para garantir a segurança alimentar para a população, é necessária a articulação de diversos setores governamentais, entre eles a saúde. Apesar disso, a cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional ainda não aparecem como diretriz na Política Nacional de Alimentação e Nutrição revisada em 2012.

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. No âmbito da promoção da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, pode-se citar o Guia Alimentar para a População Brasileira como um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis para indivíduos e coletividades.

Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. O teste de aceitabilidade deve ser realizado nas escolas para avaliar a aceitação de cardápios praticados frequentemente, mas também quando um alimento atípico ao hábito alimentar local for inserido no cardápio, bem como quando ocorrerem alterações inovadoras no preparo de alimento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis