As diretrizes para organização da prevenção e do tratamen...

As diretrizes para organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade, como linha de cuidado prioritária na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, consideram a necessidade de se definir a assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade, determinando os seus papéis na atenção à saúde e as qualidades técnicas necessárias. Acerca da assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade, assinale a alternativa correta.
  • A. Os indivíduos com indicação para o tratamento cirúrgico da obesidade são aqueles com sobrepeso ou obesidade grau I, com comorbidades associadas.
  • B. É de responsabilidade do nutricionista a regulação, o controle e a avaliação dos serviços de saúde, a avaliação da estrutura, da forma e da equipe para atendimento ao indivíduo com obesidade, bem como a garantia da qualidade dos serviços.
  • C. Poderá ser indicado o tratamento cirúrgico para os jovens, entre catorze e dezoito anos de idade, que apresentarem o escore‐Z maior que +3 na análise do IMC por idade.
  • D. Caberá ao nutricionista realizar ações de regulação, de controle e de avaliação da atenção à saúde, bem como verificar a conformidade entre os procedimentos realizados e seus ressarcimentos.
  • E. Nos adultos com idade acima de 65 anos, deve ser realizada avaliação individual por equipe multiprofissional, considerando a avaliação criteriosa de risco‐benefício, risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Quando todos os chamados a suceder renunciarem à herança, inexistindo outros herdeiros, será esta desde logo declarada

Resolva a questão aqui ›


Determinada empresa florestal, expandindo suas atividades, planeja montar uma serraria na cidade de Palmas – TO. A atividade dessa serraria consistirá em desdobrar toras e fabricar peças serradas de dimensões menores. O órgão ambiental oficial constatou que a atividade e o empreendimento têm alto potencial para poluir o meio ambiente. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir sob o ponto de vista da legislação ambiental vigente.

A implantação do empreendimento deverá ser avaliada após exame técnico procedido pelos órgãos ambientais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal no procedimento de licenciamento. Somente após a emissão de licença nesses três níveis, o empreendimento estará apto a iniciar suas atividades.

Resolva a questão aqui ›


Caso a expressão análises de (linha 38) fosse substituída por a, quantas outras alterações deveriam ser feitas para manter a correção gramatical do período em que se insere?

Resolva a questão aqui ›