Questões de Legislação Especial Federal do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação Especial Federal do ano 2016

F. P. M, sexo feminino, 27 anos de idade, portadora de neoplasia metastática, com fratura patológica de úmero esquerdo, comparece à Unidade de Saúde da Família. Na recepção, relata que está em tratamento desde o ano de 2008 e, pelas fortes dores, tem feito o uso de dolantina e oxicodona. A paciente é encaminhada ao médico que observa, durante o exame, tremores finos de extremidades, agitação psicomotora, inquietação psíquica, choro fácil, pensamentos recorrentes sobre morte e pensamento suicida sem um plano evidente. O médico assistente realiza encaminhamento ao pronto-socorro psiquiátrico para avaliação e conduta, no qual a própria paciente solicita que façam a sua internação para que possa receber a medicação no hospital. Ao observar o risco e a pedido, o psiquiatra da unidade realiza a internação consentida para estabilização e tratamento.

Considerando o caso problema, a legislação psiquiátrica e o arcabouço legal do Sistema Único de Saúde, julgue os itens a seguir.

A modalidade de internação desse caso corresponde à internação voluntária, devendo ser justificada por laudo psiquiátrico consubstanciado pelo risco de autoextermínio. Outrossim, o término da internação voluntária pode ocorrer por solicitação do paciente, mesmo sem a conduta de alta médica pelo psiquiatra.

L. F. E, sexo masculino, 23 anos de idade, é admitido no prontosocorro de um hospital. O transporte foi realizado pelo SAMU, que relatou histórico de assalto e ferimentos por arma branca. O médico emergencista recebe o doente e percebe múltiplas lesões, sendo uma delas no precórdio. Clinicamente, apresentase instável hemodinamicamente com pressão arterial de 70 mmHg x 50 mmHg, turgência jugular e abafamento de bulhas, sendo prontamente procedidos os cuidados para estabilização e correção do quadro.

Acerca desse caso clínico, da legislação sobre a Rede de Urgências e Emergências (RUE) e da regulamentação legal do Sistema Único de Saúde, julgue os itens a seguir.

A RUE é uma das redes prioritárias e tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde. Tudo isso corrobora com a necessidade de atenção à saúde em um ambiente com tripla carga de doenças.

Com relação à doença renal crônica (DRC), assinale a opção correta, em consonância com as diretrizes clínicas do Sistema Único de Saúde.

No que se refere à participação e ao controle social no SUS, assinale a opção correta.

Acerca da estrutura organizativa, do planejamento e da assistência à saúde do SUS bem como da articulação interfederativa da política e dos serviços de saúde nacional, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis