Questão Q621493
2016 Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Sa?de - DF (SES/DF) 2016 - M?dico Residente ?rea Medicina Paliativa (Pr? Requisito: Resid?ncia em em Medicina da Fam?lia e Comunidade) - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) do ano 2016 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2016

F. P. M, sexo feminino, 27 anos de idade, portadora de n...

F. P. M, sexo feminino, 27 anos de idade, portadora de neoplasia metastática, com fratura patológica de úmero esquerdo, comparece à Unidade de Saúde da Família. Na recepção, relata que está em tratamento desde o ano de 2008 e, pelas fortes dores, tem feito o uso de dolantina e oxicodona. A paciente é encaminhada ao médico que observa, durante o exame, tremores finos de extremidades, agitação psicomotora, inquietação psíquica, choro fácil, pensamentos recorrentes sobre morte e pensamento suicida sem um plano evidente. O médico assistente realiza encaminhamento ao pronto-socorro psiquiátrico para avaliação e conduta, no qual a própria paciente solicita que façam a sua internação para que possa receber a medicação no hospital. Ao observar o risco e a pedido, o psiquiatra da unidade realiza a internação consentida para estabilização e tratamento.

Considerando o caso problema, a legislação psiquiátrica e o arcabouço legal do Sistema Único de Saúde, julgue os itens a seguir.

A modalidade de internação desse caso corresponde à internação voluntária, devendo ser justificada por laudo psiquiátrico consubstanciado pelo risco de autoextermínio. Outrossim, o término da internação voluntária pode ocorrer por solicitação do paciente, mesmo sem a conduta de alta médica pelo psiquiatra.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...