Questões sobre História da Arte e Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

Sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.

Na avaliação das artes indígenas, o olhar ocidental privilegia as categorias de maior impacto visual, como a plumária ou os objetos rituais, e não considera as demais produções. No entanto, o fazer artístico indígena não recai exclusivamente sobre os ornatos de penas e as máscaras; objetos de uso cotidiano podem apresentar elaboração formal e estética adequada ao desempenho funcional. Nas sociedades indígenas os esforços criativos alcançam muitos domínios, pois o campo abrangido pela “arte” é amplo e se expressa de diferentes formas, das mais efêmeras pinturas corporais às duradouras edificações, incluindo artefatos de uso cotidiano e ritual, manifestações performáticas e musicais. Os artefatos e os grafismos, em particular, materializam redes de interação complexas, condensando laços, ações, emoções, significados e sentidos.

Adaptado de VELTHEM, Lucia Hussak Van, “Artes indígenas notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos” in Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, 2010, p.59.

As afirmativas a seguir sintetizam corretamente a concepção de artes indígenas proposta no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.

A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922. Foi um evento que colaborou para a renovação estética das artes no Brasil. Entre os artistas representados na exposição de artes visuais organizada no hall do teatro durante a semana, participaram

O barroco é um estilo artístico que surgiu na Europa no século XVI, ligado à Reforma Católica em contraposição à Reforma Protestante, e foi amplamente divulgado no contexto da América Colonial. No Brasil, o barroco mineiro é conhecido pelo destaque da exuberante arquitetura religiosa e pela obra do escultor Aleijadinho e do pintor Mestre Ataíde. Diferentemente do contexto do barroco mineiro, a expressão do estilo barroco no Rio Grande do Norte possui características singulares, apresentadas em frontões com elementos mais econômicos na ornamentação. Na cidade de Natal, são exemplos do patrimônio artístico e arquitetônico de matriz colonial no estilo barroco a 

Umas das habilidades previstas para o componente curricular Arte no Ensino Fundamental é analisar e valorizar o patrimônio cultural de diversas culturas, especialmente, a cultura brasileira. Para o desenvolvimento desta habilidade uma das possibilidades está no acesso às expressões de matrizes indígenas.
São expressões brasileiras de matrizes indígenas:

Jeandot (1993) descreve uma manifestação cultural que apareceu no Brasil no final do século XIX, constituída de pequenas peças, com enredo ou não, inteiramente cantadas e apresentadas no ciclo do Natal. Seus ranchos são conduzidos por mestre-sala e sua formação instrumental contempla viola, rabeca, pandeiro e castanhola, com os quais os participantes caminham pelas ruas cantando e parando em casas que os acolhem.


(Jeandot, 1993. Adaptado)


Trata-se 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis