Questões sobre História da Arte e Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

#Questão 1132175 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

“A primeira exposição de arte naïf em Paris aconteceu em 1928, reunindo obras de Rousseau e outros artistas. Mais tarde, o Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma de suas salas exclusivamente à produção naïf. No século XX, esse tipo de manifestação artística foi reconhecido como uma modalidade específica e se desenvolveu no mundo todo, sobretudo nos Estados Unidos, na ex-Iugoslávia e no Haiti.” 

Fonte: https://www.gov.br/funarte/pt- br/assuntos/noticias/todas-noticias/curiosidade- 2013-vamos-conhecer-a-arte-naif 

Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA características da chamada Arte Naïf. 

#Questão 1132176 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

Leia atentamente as descrições a seguir: 

1. Expressão cultural do estado do Pará que combina dança, música e instrumentos. Chegou ao Brasil pelos escravizados africanos, mas, ao longo do tempo, influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas, foram incorporadas. 
2. Também chamado de Punga, tem origem africana e forte expressão no estado do Maranhão. Essa dança é praticada especialmente por descendentes de escravizados, em louvor a São Benedito. 
3. Dança folclórica de roda coreografada, é de origem europeia. Consiste em uma manifestação milenar em que os dançantes se movimentam em torno de um mastro enfeitado em uma ciranda. 

Assinale a alternativa que relaciona corretamente as descrições acima aos nomes das manifestações culturais brasileiras correspondentes. 

A arte egípcia era suntuosa, monumental e geralmente muito colorida. Usando formas naturais e padrões geométricos, era quase que inteiramente simbólica e de significado precioso. Com relação à arte egípcia, analisar os itens.

I. Os egípcios não tinham uma palavra para definir arte. Valorizavam o artesanato, mas não o ligavam necessariamente à estética ou à expressão individual.
II. Desde o início, adotaram-se certas convenções. A figura humana era mostrada em perfil parcial: a cabeça e os membros de lado e o peito e um olho virado para frente. Uma convenção similar era adotada na pintura.

Está CORRETO o que se afirma: 

O termo Barroco foi criado mais tarde dentro da História da Arte, no século XIX, e uma das versões de sua origem é de que ele deriva da palavra espanhola barrueco, que significa “pérola irregular”. O Barroco, opondo-se à Arte Renascentista e sua primazia pela razão, foi uma arte que levou aos extremos a importância da experiência dos sentidos e da sensibilidade.
Marque a alternativa CORRETA: 

No contexto das vanguardas artísticas do século XX, alguns movimentos propuseram uma reconfiguração radical das formas tradicionais de expressão, rompendo com os paradigmas acadêmicos e desafiando as convenções estéticas. Nesse sentido, qual das alternativas a seguir melhor descreve uma característica fundamental do movimento Dadaísta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis