Questões sobre História da Arte e Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

#Questão 917786 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território, 2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/
O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a) 

#Questão 917787 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Elliot Eisner, teórico norte-americano da segunda metade do século XX, parte de um diagnóstico negativo dos objetivos, métodos e conteúdos que embasavam o ensino de artes nas escolas e propõe um novo tipo de abordagem.
Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes

A respeito do espaço Olavo Setubal e o recorte de 5 séculos do Brasil, escolha o módulo em que a Obra Le Départ pour la Roca (1861) de Bictor Frond se encaixa.
Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


      A musicalidade indígena permaneceu por muitos anos ignorada, e começou a ser difundida a partir da realização dos primeiros registros sonoros no século XX. Tais expressões musicais possuem formas particulares de se expressar, dando vasão a transformações na atualidade.

     Nas aulas de arte, o plurilinguismo é tema relevante, pois permite que os alunos tenham acesso a diversidade no modo de arte na vida, como por exemplo, diferentes musicalidades indígenas. Qual das opções abaixo não se encaixa como um objetivo do plurilinguismo? 

Para o artista Candido Portinari (1903-1962) não há arte neutra, pois o quadro indica sempre um sentido social. 
Imagem associada para resolução da questão

Nesse sentido, quais dos trechos das canções abaixo se enquadram na crítica social apontada na pintura Retirantes (1944) de Candido Portinari?

I- “Meu sertão vai se acabando/Nessa vida que o devora/Pelas trilhas só se vê gente boa indo embora/Mas a estrada não terá o meu pé pra castigar/Meu agreste vai secando/E com ele vou secar/Pra que me largar no mundo se nem sei se vou chegar/A virar em cruz de estrada /Prefiro ser cruz por cá/Ao menos o chão que é meu/Meu corpo vai adubar/Ao menos o chão que é meu/Meu corpo vai adubar” – Luiz Gonzaga.
II- “De que me adianta viver na cidade/ Se a felicidade não me acompanhar? /Adeus, paulistinha do meu coração/ Lá pro meu sertão, eu quero voltar” - Goiá.
III- “Você ri da minha roupa/Você ri do meu cabelo/Você ri da minha pele/Você ri do meu sorriso/A verdade é que você/Tem sangue crioulo/Tem cabelo duro/Sarará crioulo” - Osvaldo Rui da Costa, o Macau.
IV- “Trem sujo da Leopoldina/correndo parece dizer/ tem gente com fome/ tem gente com fome/ tem gente com fome ... Tantas caras tristes/ querendo chegar/ em algum destino/ em algum lugar.” - Solano Trindade.

Assinale a alternativa correta: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis