Questões sobre História da Arte e Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

#Questão 916429 - Educação Artística, História da Arte e Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt Artes cênicas, dança e teatro

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: NEWLOV, J., DALBY, J. (2007), Laban for all. New York: Taylor & Francis Group. Acesso em 20/01/2023
Dentro das práticas de execução de movimentos propostos por Rudolf Laban, a imagem acima faz referência a/ao: 

#Questão 916946 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Artes Plásticas ou Visuais

De acordo com Carla Arouca Belas: “a expressão ‘propriedade intelectual’ está relacionada ao reconhecimento de direitos sobre criações intelectuais nas mais diversas áreas do conhecimento – artes, literatura, ciência e tecnologia. Tal reconhecimento, conferido pelo Estado, por meio de concessão pública, permite aos inventores/autores auferir com exclusividade benefícios morais e, sobretudo, monetários pelo uso social de suas criações durante um determinado período de tempo”. Sobre a propriedade intelectual, analise afirmativas a seguir.
I. O Brasil foi o quarto país do mundo a proteger os direitos dos inventores.
II. No Brasil, na ausência de legislação específica que regule os direitos de propriedade intelectual relacionados a Expressões Culturais Tradicionais, os detentores de modos de fazer artesanais, danças, músicas e outras expressões tradicionais têm se valido do arcabouço legal no âmbito da cultura e do meio ambiente.
III. A natureza ancestral, coletiva e, em grande parte, difusa de saberes tradicionais, é incompatível com os requisitos de novidade, originalidade, titularidade e os limites temporais de prescrição previstos na maioria dos instrumentos que integram os Direitos de Propriedade Intelectual.
Está correto o que se afirma em

#Questão 916430 - Educação Artística, História da Arte e Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt Artes cênicas, dança e teatro

Laban inicialmente estudou Arquitetura na Escola de Belas Artes de Paris, interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência seminal do bailarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento. Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança desenvolvendo a arte da dança coral,que consiste: 

#Questão 916431 - Educação Artística, História da Arte e Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt Artes cênicas, dança e teatro

A Dança no contexto escolar, pode contribuir para a formação da criança na medida em que ação educativa criadora ativa estiver centrada no aluno. Desta maneira, a Dança participará de todo o contexto escolar e não mais ficará relegada somente às festas juninas e aos demais festejos escolares; atuará ativamente na interdisciplinaridade, na qual tem sentido profundo e desempenha papel integrador plural e interdisciplinar no processo formal e não formal da educação. É considerado um fator que prejudica a aceitação da Dança como parte do Currículo Escolar:

#Questão 916434 - Educação Artística, História da Arte e Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt Artes cênicas, dança e teatro

Imagem associada para resolução da questão


Disponivel em: https://g1.globo.com/to/tocantins/arraia-dacapital/noticia/2022/06/26/quatro-quadrilhas-do-grupo-especialse-apresentam-na-ultima-noite-do-arraia-da-capital.ghtml. Acesso em 26/01/2023

As quadrilhas juninas representam uma das mais expressivas manifestações da cultura popular brasileira. Desde sua origem, as quadrilhas trazem no seu âmago a marca da invenção e da reelaboração por que passa a cultura. No Tocantins, a cada ano as quadrilhas ganham força, já sendo o principal elemento das festas juninas em vários municípios, entre eles a capital, Palmas. Mais do que isso, tem se constituído espaço de trocas e de comunicação entre comunidades e grupos, os quais se apropriam de um poder de visibilidade e de pertencimento, de forma individual e coletiva. Considerando as quadrilhas juninas do Tocantins, qual alternativa abaixo está incorreta: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis