Questões sobre História da Arte e Educação

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Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

O Romantismo:
I. Teve sua gestação na Europa e pode definir-se sumariamente como uma reação ao Classicismo e suas derivações.
II. Elegeu a emoção, a individualidade, a alma, os sentimentos e as manifestações exageradas de afeição como forma de expressão artística.
III. Relegou para segundo plano os padrões rígidos coletivos, o equilíbrio e a razão.
São corretas as afirmativas:

Indiscutivelmente, dois manifestos contribuíram para preservar as ideias da semana modernista: Poesia Pau Brasil e Antropofágico, lançados em 1924. Quem redigiu os manifestos?

Sobre os reflexos dos movimentos europeus no Brasil, julgue as seguintes afirmativas:
I. No Brasil, a maior parte das produções artísticas próximas do período da Independência (1822) manifestou de modo idealizado o nacionalismo, o heroísmo e o historicismo.
II. A pintura acadêmica da Academia Imperial de Belas Artes mesclou todo o rigor neoclássico a elementos românticos e realistas adaptados à realidade nacional.
III. Meirelles expressou em suas obras a idealização tanto dos colonizadores, como heróis nacionais, quanto dos indígenas, geralmente retratados como puros e ingênuos.
São corretas as afirmativas:

Na arte brasileira, a " mão afro-brasileira ", na expressão do artista e curador Emanoel Araújo, sempre se fez sentir nas artes visuais e arquitetura. Grande parte dos nomes ligados ao __________ era de afrodescendentes, como o Mestre Manuel da Costa Ataíde (1762-1830) e Antônio Francisco Lisboa (c. 1738-1814). Completa corretamente a lacuna:

Sobre a influência das culturas afro-brasileira e indígena na arte brasileira, analise as afirmativas:



I. A cultura afro-brasileira contribuiu significativamente com elementos como a capoeira e o samba, que integram expressões artísticas e culturais.


II. As produções artísticas indígenas são predominantemente funcionais e não possuem caráter estético ou simbólico.


III. O ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas é regulamentado por lei como parte do currículo básico.



Das afirmativas, pode-se afirmar que: 

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