Questões sobre História da Arte e Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

#Questão 917782 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Observe a planta e o corte da igreja moçárabe do século X de San Cipriano, em Valladolid (Espanha) e identifique os elementos arquitetônicos apontados pelas setas.
Imagem associada para resolução da questão

Os elementos arquitetônicos 1, 2 e 3 são, respectivamente, 

#Questão 917786 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território, 2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/
O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a) 

#Questão 917787 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Elliot Eisner, teórico norte-americano da segunda metade do século XX, parte de um diagnóstico negativo dos objetivos, métodos e conteúdos que embasavam o ensino de artes nas escolas e propõe um novo tipo de abordagem.
Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes

A respeito do espaço Olavo Setubal e o recorte de 5 séculos do Brasil, escolha o módulo em que a Obra Le Départ pour la Roca (1861) de Bictor Frond se encaixa.
Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


      A musicalidade indígena permaneceu por muitos anos ignorada, e começou a ser difundida a partir da realização dos primeiros registros sonoros no século XX. Tais expressões musicais possuem formas particulares de se expressar, dando vasão a transformações na atualidade.

     Nas aulas de arte, o plurilinguismo é tema relevante, pois permite que os alunos tenham acesso a diversidade no modo de arte na vida, como por exemplo, diferentes musicalidades indígenas. Qual das opções abaixo não se encaixa como um objetivo do plurilinguismo? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis