Questões de Competência tributária

Pesquise mais Questões de Competência tributária abaixo,

Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2016, Banca: CESPE, Concurso: TCE/PA, Cargo: Auditor de Controle Externo

No que concerne ao ICMS e às disposições constitucionais pertinentes à concessão de exonerações fiscais, julgue o item subsecutivo. A concessão de isenções, incentivos e benefícios fiscais pelos estados depende de prévia aprovação de convênio interestadual, o que abrange a concessão de diferimento no pagamento de débitos de imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviço de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que inexista redução do valor devido.

Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2016, Banca: CONSULPLAN, Concurso: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES, Cargo: Fiscal de Tributos

Consoante o disposto no Código Tributário Nacional, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Compete à União, no que se refere aos Estados não divididos em Municípios, instituir, cumulativamente, os impostos atribuídos à União e aos Municípios.
  • B. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer limitações ao tráfego, no território nacional, de pessoas ou mercadorias, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.
  • C. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
  • D. Para efeito de instituição e cobrança de taxas, consideram-se compreendidas no âmbito das atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, aquelas que, segundo a Constituição Federal, as Constituições dos Estados, as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios e a legislação com elas compatível, competem a cada uma dessas pessoas de direito público.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Acari - RN, Cargo: Advogado

O Código Tributário Nacional traz regras sobre a Competência Tributária. Sendo assim, assinale a alternativa correta:

  • A. Os tributos cuja receita seja distribuída, no todo ou em parte, a outras pessoas jurídicas de direito público não pertencem à competência legislativa daquela a que tenham sido atribuídos.
  • B. O não exercício da competência tributária a defere a pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição tenha atribuído.
  • C. É permitido à União instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, ou que importe distinção ou preferência em favor de determinado Estado ou Município.
  • D. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino.
  • E. É permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar imposto sobre o patrimônio ou a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro que corresponda.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Acari - RN, Cargo: Advogado

Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Sobre o imposto, assinale a alternativa correta:

  • A. O imposto, de competência dos Estados, sobre a importação de produtos estrangeiros tem como fato gerador a saída destes do território nacional.
  • B. O imposto, de competência dos Estados, sobre a exportação, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tem como fato gerador a entrada destes no território nacional.
  • C. Compete à União instituir nos Territórios Federais, os impostos atribuídos aos Estados e, se aqueles não forem divididos em Municípios, cumulativamente, os atribuídos a estes.
  • D. O contribuinte do imposto sobre a importação é o exportador ou quem a lei a ele equiparar.
  • E. O contribuinte do imposto sobre a exportação é o importador ou quem a lei a ele equiparar.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Acari - RN, Cargo: Advogado

Sobre os impostos que recaem sobre o patrimônio e a renda, analise as afirmativas abaixo:

I – O imposto, de competência da União, sobre a propriedade territorial rural tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, como definido na lei civil, localizado dentro da zona urbana do Município.

II – O imposto de competência da União, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

III – A base de cálculo do imposto sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos.

IV – A incidência do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.

Está correto o que se afirma apenas em:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2016, Banca: FCC, Concurso: TRT 20ª, Cargo: Analista Judiciário

De acordo com o Código Tributário Nacional, a exação cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte, denomina-se

  • A. empréstimo compulsório, quando sua ocorrência for eventual.
  • B. imposto, tanto quando a competência for da União, como quando for dos Estados ou dos Municípios.
  • C. expectativa de benefício, decorrente de pagamento de contribuição social.
  • D. taxa, pelo uso potencial de serviço público específico e divisível.
  • E. preço público, por serviço a ser prestado em exercício futuro.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2015, Banca: CONSULPLAN, Concurso: Prefeitura de Ibiraçu - ES, Cargo: Agente de Fiscalização de Rendas e Tributos

O denominado Código Tributário Nacional dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Em seu Art. 97, o CTN institui que “somente a lei pode estabelecer”:

I. A instituição de tributos, ou a sua extinção.

II. A majoração de tributos, ou sua redução, ressalvado o disposto nos Arts. 21, 26, 39, 57 e 65.

III. A imunidade tributária.

IV. As hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.

Acerca dos atos que segundo o Código Tributário Nacional somente podem ser estabelecidos por Lei, está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. I.
  • B. III.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2015, Banca: VUNESP, Concurso: TJSP/SP, Cargo: Juiz Substituto

Na disciplina das isenções, imunidades e hipóteses de não incidência, é correto afirmar que

  • A. alíquota zero e isenção são expressões juridicamente equivalentes.
  • B. não incidência é situação juridicamente distinta de imunidade e de não competência.
  • C. quem pode isentar também pode conceder imunidade.
  • D. quem pode tributar pode isentar.
Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2015, Banca: CESPE, Concurso: FUB, Cargo: Contador

Julgue os itens de 109 a 114, com base na legislação que trata de impostos e contribuições devidos por unidades da administração pública. Nesse sentido, considere que a sigla ISS, sempre que utilizada, refere-se a imposto sobre serviços de qualquer natureza. O prazo estabelecido para o recolhimento ao Tesouro Nacional dos valores de impostos e contribuições retidos independe de a entidade responsável pela retenção ser órgão da administração pública federal direta ou ser empresa pública ou sociedade de economia mista.

Sua resposta é:
Questões de Direito Tributário Competência tributária
Ano: 2015, Banca: FCC, Concurso: TJGO/GO, Cargo: Juiz Substituto

Considere as seguintes afirmativas:

I. A competência tributária pode ser deslocada para outro ente diante da inércia na instituição do tributo pelo ente político originalmente competente.

II. A competência se distingue da capacidade tributária ativa porque esta está relacionada à instituição do tributo e aquela à cobrança do tributo.

III. A competência tributária é fixada pela Constituição da República.

IV. A imunidade tributária significa ausência de competência do ente para instituir tributo na situação definida pela norma constitucional imunizante.

V. A competência tributária pode ser delegada por lei a outro ente político, hipótese em que se torna também o titular da capacidade tributária ativa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. III, IV e V.
  • D. I e II.
  • E. IV e V.
Sua resposta é: