Questões Concurso USP

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Listagem de Questões Concurso USP

A competência para legislar sobre a proteção ao meio ambiente é comum à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, havendo ações administrativas que competem a cada um desses entes de maneira exclusiva. De acordo com a Lei Complementar nº 140/2011, compete exclusivamente à União

#Questão 1116465 - Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu (Especialidade: Museografia)

Para a prevenção de incêndios, a equipe responsável pela instituição museológica deverá adotar cuidados específicos, excluindo-se:

#Questão 1116466 - Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu (Especialidade: Museografia)

Entendendo ser o museu espaço de guarda, preservação e divulgação, a equipe das instituições museais deve prever estratégias de segurança, excluindo-se:

#Questão 1116467 - História, História Geral, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu (Especialidade: Museografia)

Texto para a questão


um cego visita o museu

passo a passo,

de sala em sala

supõe a voz sábia de um guia

a orientação de aluguel

o leva a palácios, a alas

de especiarias, tesouros

eis que o cego pensa a pintura:

nuances, matizes, detalhes

o leque da luz, todo o espectro

a leitura táctil nenhuma

lhe esconde o relevo da tela

seu desejo solto, sem réplica

um cego visita as estéticas

fantasia tais diferenças

(os traços, rabiscos, desenhos)

se vê frente a frente com épocas

reunidas na galeria

com a mesma inércia do tempo

no museu igualam-se as datas

a hora da obra ocorre

durante a leitura dos quadros

mas o cego quer tudo às claras

o obscuro sentido que à vista

de todos é causa de impacto


Marcus Vinicius, “Um cego visita o museu”.
Para POULOT (2013, p.141), na Europa, o “Museu moderno estava vinculado à emergência de um espaço público [...] e, portanto, estruturado pela discussão em torno de um interesse comum, modelado por programa pedagógico racional, sem ser caracterizado unicamente pela abertura de um lugar a visitantes”.
O Museu moderno, citado pelo autor, foi criado no 

#Questão 1116468 - Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu (Especialidade: Museografia)

Texto para s questão 


"O termo expografia foi inicialmente utilizado na França, a partir da década de 1990, tendo na figura de André Desvallées um grande defensor e difusor. A expografia ocupa-se, assim, da estruturação de uma linguagem complexa, plurissensorial, de grande intensidade de comunicação e grande capacidade de rearticulação de conhecimentos prévios, que opera com os objetos tomados como vocábulos e por meio de uma sintaxe abrangente que inclui o confronto, a taxionomia, a cronologia e a contextualização em suas mais diversas articulações. A expressão eficaz para a tradução do programa científico de uma exposição. "


ARAÚJO, Marcelo. “Comunicação Museológica: desafios e perspectivas”. Anais Seminários de Capacitação Museológica. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2004. p.310.

Montaner, arquiteto, escritor e professor na Faculdade de Barcelona, ao analisar os museus, afirma:

“No front mais vanguardista, foi se configurando o capítulo heterogêneo do museu que quer deixar de sê-lo, dissolvendo-se na realidade, negando qualquer solução convencional e representativa. No decorrer do século XX, o museu dirigiu-se continuamente para seus limites, tentando rompê-los e ultrapassá-los, revitalizando as críticas das vanguardas artísticas ao museu, reconhecendo especialmente o caráter problemático de qualquer lugar dedicado à arte contemporânea. Durante o período da cultura pós-moderna, consolidou-se a ideia genérica do antimuseu” 

MONTANER, 2003, p. 110.

Os museus foram e são importantes instituições que contribuem para o desenvolvimento social, colaborando em conceitos como arte, cultura e nação. A partir de tal perspectiva, é correto afirmar que, durante o período da cultura pós-moderna, consolidou-se a ideia genérica do antimuseu como

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