Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

Mulher, 24 anos de idade, há duas semanas com dor em punhos na 2ª, 3ª e 4ª interfalangianas proximais da mão direita, e nas 2ª e 3ª da mão esquerda. A dor é pior pela manhã, acompanhada de dificuldade de flexionar os dedos por cerca de uma hora.¬¬Relata ainda que o peso habitual é de 58 kg e neste período perdeu 3 kg. Queixa de astenia, adinamia e sensação de febre (não aferiu a temperatura) há 2 meses. Há um mês apresenta lesões dermatológicas. Exame físico: lesões eritematosas, circinadas, levemente pruriginosas e descamativas, em região do decote e nos antebraços. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

#Questão 1116502 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 42 anos de idade, trabalhador rural, tabagista (30 anos-maço). Há três meses, apresenta tosse pouco produtiva, astenia discreta e cansaço aos médios esforços. Dois meses antes do quadro atual, houve aparecimento de úlcera na região supralabial, sem melhora com o uso de pomadas orientadas por farmacêutico. Exame físico: lesão ulcerada supralabial, 3 cm de diâmetro, bordas bem definidas, fundo granuloso; presença de gânglios palpáveis nas cadeias cervicais, variando de 1 a 3 cm de diâmetro, móveis, levemente dolorosos, livres e sem fistulização. Ausculta pulmonar com roncos difusos. Orofaringe: lesão de 4 cm no palato duro, infiltrada e com superfície granulosa. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta correta.

#Questão 1116503 - Medicina, Hematologia, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Mulher, 66 anos de idade, com queixa astenia e emagrecimento de cinco quilogramas há seis meses. O peso inicial era de 58 Kg. Há três dias iniciou gengivorragia. Exame físico: hipocorada +/4+, esplenomegalia a 4 cm do rebordo costal esquerdo. 

•Exames laboratoriais:
Hb 10,2 g/dL
VCM 86 fL
Glóbulos brancos 132.800/mm3
Promielócitos 1%
Mielócitos 3%
Metamielócitos 6%
Bastões 10%
Segmentados 70%
Basófilos 2%
Eosinófilos 3%
Linfócitos 2%
Monócitos 3%
Plaquetas 342.000/mm3
Reticulócitos 42.000/mm3

Em relação ao caso clínico descrito, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável.

Em silêncio


    Precisava de silêncio para pensar, ordenar sua vida e rumos. Juntou poucas coisas, navegou até uma ilha deserta. Mas a gritaria das aves marinhas fundia-se com o farfalhar do vento nas palmeiras, e quando ambos se calavam, batiam inevitáveis as ondas contra as pedras. Silêncio não havia. Tomou suas coisas, voltou ao continente, recolheu-se numa gruta em montanha distante. Embora isolado, logo se viu rodeado de ruídos, pequenos alguns, minúsculos outros, que o aparente silêncio circundante agigantava. Era o gotejar do excesso de umidade, o esvoejar dos morcegos ao anoitecer, o zumbir de um ou outro inseto, um gorjear lá fora, um escavar cá dentro, um rastejar, e o ronco majestoso dos trovões, o estalar dos relâmpagos. Novamente arrebanhou seus poucos pertences. E desceu a montanha, regressou à cidade. As chaves da sua casa tilintavam no bolso, não atendeu ao apelo. Tomou ônibus e metrô, caminhou até a praça mais central. Ali, onde tantos passavam e as buzinas dos carros e os apitos dos guardas e o gritar dos ambulantes e o chamado das sirenes se entrecruzavam, sentou-se. Assim como havia ignorado as chaves, ignorou os sons todos que lhe atingiam a cabeça, esqueceu os ouvidos. E, vagarosamente, começou a descida em seu silêncio interior.


Marina Colasanti. Hora de alimentar serpentes. Global, 2013 
O termo “que", presente no trecho “que o aparente silêncio circundante agigantava”, estabelece uma relação com: 

#Questão 1116825 - Engenharia Civil, Planejamento e Controle de Obras, FUVEST, 2025, USP, Engenheiro (Civil: Obras e Serviços de Engenharia)

Os dados necessários à elaboração de planilha de quantificação de materiais e serviços devem ser extraídos do projeto. A eventual presença de erros nessa planilha pode afetar a confiabilidade do orçamento, com graves consequências para os contratos e a qualidade dos serviços de construção; nesse sentido, são possíveis origens de erros de quantificação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis