Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

#Questão 1116944 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Texto para a questão

Em silêncio

    Precisava de silêncio para pensar, ordenar sua vida e rumos. Juntou poucas coisas, navegou até uma ilha deserta. Mas a gritaria das aves marinhas fundia-se com o farfalhar do vento nas palmeiras, e quando ambos se calavam, batiam inevitáveis as ondas contra as pedras. Silêncio não havia. Tomou suas coisas, voltou ao continente, recolheu-se numa gruta em montanha distante. Embora isolado, logo se viu rodeado de ruídos, pequenos alguns, minúsculos outros, que o aparente silêncio circundante agigantava. Era o gotejar do excesso de umidade, o esvoejar dos morcegos ao anoitecer, o zumbir de um ou outro inseto, um gorjear lá fora, um escavar cá dentro, um rastejar, e o ronco majestoso dos trovões, o estalar dos relâmpagos. Novamente arrebanhou seus poucos pertences. E desceu a montanha, regressou à cidade. As chaves da sua casa tilintavam no bolso, não atendeu ao apelo. Tomou ônibus e metrô, caminhou até a praça mais central. Ali, onde tantos passavam e as buzinas dos carros e os apitos dos guardas e o gritar dos ambulantes e o chamado das sirenes se entrecruzavam, sentou-se. Assim como havia ignorado as chaves, ignorou os sons todos que lhe atingiam a cabeça, esqueceu os ouvidos. E, vagarosamente, começou a descida em seu silêncio interior.

Marina Colasanti. Hora de alimentar serpentes. Global, 2013
No conto, a busca do protagonista está relacionada à tentativa de

#Questão 1134605 - Matemática, Geometria Espacial, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

Um reservatório de água tem o formato de uma pirâmide de altura 6 metros e base quadrada de lado 4 metros. Quando esse reservatório estiver cheio até 3/4 de sua altura, o volume de água será, em metros cúbico

#Questão 1134606 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A teoria construtivista reúne quatro importantes fatores que explicam o seu desenvolvimento: a maturação (física e neurológica), experiências ricas e significativas com os objetos do mundo físico, a transmissão social, e a equilibração (ênfase na ação física e mental do sujeito). E esses fatores apresentam-se como indissociáveis em termos de desenvolvimento. (...) Contrariamente a essa visão, via de regra, fichas de avaliação em educação infantil dissociam tais áreas de desenvolvimento de uma criança, privilegiando, sobretudo, itens na área afetiva, desconectados de uma visão de totalidade na construção de conhecimento.”

HOFFMAN, J. Avaliação e educação infantil. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2020, p. 23.

Jussara Hoffman, no trecho citado, faz referência ao modelo compensatório de avaliação, cujo principal risco é resumido na alternativa:

#Questão 1134607 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

O Child Observation Record (C.O.R.) é um instrumento de avaliação desenvolvido pela Fundação de Pesquisa High/Scope. Nesse instrumento toda a avaliação está baseada, fundamentalmente, no conjunto de observações e registros dos episódios relevantes, realizados diariamente, quando as crianças estão desenvolvendo as suas atividades, mas também em elementos como mostras do seu trabalho: desenhos, construções, histórias, canções, etc. É, então, crucial que cada equipe de trabalho encontre uma forma sistemática de realizar e registrar as observações de cada criança, que seja, além disso, acessível e eficaz para toda a equipe.

ZABALZA, M. A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1988, p. 206.

Qual das afirmações, a seguir, está alinhada com essa perspectiva?

#Questão 1134608 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

Segundo Aldo Fortunati (2009, p. 60), “o desenvolvimento das novas ideias atuais sobre o valor do contexto como elemento fundamental – e não meramente de apoio – no projeto de um serviço educacional é consequência de dois fatores principais: – a progressiva renovação das consciências sobre as potencialidades efetivas das crianças no plano social e da aprendizagem; – a profunda reinterpretação do papel do adulto no processo educacional”.

Assinale a alternativa que indica, corretamente, o papel da família na relação com a escola.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis