Questões Concurso USP

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Listagem de Questões Concurso USP

#Questão 1116918 - Educação Física, Fisiologia do Exercício, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

A definição conceitual de “força” não é tão simples e merece atenção, haja vista a vasta literatura sobre o tema. Barbanti (2010) destaca a extensa terminologia dessa capacidade motora, como: força absoluta, força relativa, força rápida, força explosiva, força interna, força externa, entre outras apresentadas pelo autor. Na educação física e esporte, quando se usa esse conceito, é necessário diferenciar a força como grandeza física e a força como capacidade de executar movimentos. O autor afirma que, apesar da variedade de conceitos, há um consenso de que ela é consequência de uma interação

#Questão 1116919 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Uma importante capacidade motora exigida nos esportes é a velocidade. Como afirma (Bompa, 2002), mecanicamente, a velocidade é demonstrada por meio da relação entre tempo e espaço. De acordo com o autor, a velocidade incorpora três elementos e a correlação entre eles mede o desempenho de um exercício que exige velocidade. Quais são esses elementos?

#Questão 1116920 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Pensar pedagogicamente o ensino das lutas nos conduz à compreensão conceitual e dos aspectos convergentes e divergentes entres as modalidades existentes. Gomes et al. (2010) apresentam os princípios condicionais que, independentemente da modalidade ou especificidade da luta, podem caracterizar uma prática como luta. Sem a intenção de uma classificação rígida, o que os autores objetivaram foi “compreender como as diferentes manifestações podem ser organizadas de acordo com os princípios comuns que as regem” (2010, p.209), com vistas a pensar os modos de ensino das lutas na educação física. Os autores também destacaram que o foco em determinado Grupo Situacional é definido por um dos princípios condicionais. Qual é esse princípio?

#Questão 1116921 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Nunomura (2016) apresenta os fundamentos da ginástica artística, e revela que há na literatura material satisfatório sobre esse tema. A autora destaca que a sua referência para as atividades de ensino serão os fundamentos propostos por Russel e Kinsman (1986), da Confederação Canadense de Ginástica. No texto, é apresentada uma síntese dos fundamentos, propostos por tais autores. São seis fundamentos que apresentam seus tipos e princípios mecânicos. Quais são os seis fundamentos?

#Questão 1116922 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

O nadar é entendido como qualquer forma de mover-se na água de modo intencional buscando impulsão, ou seja, não se resume apenas ao aprendizado dos quatro estilos. O ensino do nadar pode ser concebido como uma “educação física no meio líquido” (Freudenheim, Gama e Carracedo, 2003). Na visão das autoras, um programa de ensino do nadar para crianças deve ser desenvolvido tendo pelo menos três fases como referência, e espera-se que,

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