Questões de Educação Física da FUVEST

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Listagem de Questões de Educação Física da FUVEST

#Questão 1116918 - Educação Física, Fisiologia do Exercício, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

A definição conceitual de “força” não é tão simples e merece atenção, haja vista a vasta literatura sobre o tema. Barbanti (2010) destaca a extensa terminologia dessa capacidade motora, como: força absoluta, força relativa, força rápida, força explosiva, força interna, força externa, entre outras apresentadas pelo autor. Na educação física e esporte, quando se usa esse conceito, é necessário diferenciar a força como grandeza física e a força como capacidade de executar movimentos. O autor afirma que, apesar da variedade de conceitos, há um consenso de que ela é consequência de uma interação

#Questão 1116919 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Uma importante capacidade motora exigida nos esportes é a velocidade. Como afirma (Bompa, 2002), mecanicamente, a velocidade é demonstrada por meio da relação entre tempo e espaço. De acordo com o autor, a velocidade incorpora três elementos e a correlação entre eles mede o desempenho de um exercício que exige velocidade. Quais são esses elementos?

#Questão 1116921 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Nunomura (2016) apresenta os fundamentos da ginástica artística, e revela que há na literatura material satisfatório sobre esse tema. A autora destaca que a sua referência para as atividades de ensino serão os fundamentos propostos por Russel e Kinsman (1986), da Confederação Canadense de Ginástica. No texto, é apresentada uma síntese dos fundamentos, propostos por tais autores. São seis fundamentos que apresentam seus tipos e princípios mecânicos. Quais são os seis fundamentos?

#Questão 1116922 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

O nadar é entendido como qualquer forma de mover-se na água de modo intencional buscando impulsão, ou seja, não se resume apenas ao aprendizado dos quatro estilos. O ensino do nadar pode ser concebido como uma “educação física no meio líquido” (Freudenheim, Gama e Carracedo, 2003). Na visão das autoras, um programa de ensino do nadar para crianças deve ser desenvolvido tendo pelo menos três fases como referência, e espera-se que,

#Questão 1116924 - Educação Física, Atividade Física, Recreação e Lazer, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

O processo de iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades, cujo objetivo é o desenvolvimento integral da criança. A literatura aponta que é desejável que sejam ofertadas práticas esportivas na infância de modo diversificado e de longo prazo (Vieira et al, 2023). Os autores apresentam três possíveis carreiras esportivas, a saber:

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