Questões de Educação Física da FUVEST

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Listagem de Questões de Educação Física da FUVEST

“Veja-se o caso da capoeira. Há bem pouco tempo era desqualificada como ação social e reduzida a uma pequena parcela marginalizada da população. A prática era proibida, seus gestos eram tidos como violentos e os capoeiristas vistos como pessoas desprovidas de valores. Em tais circunstâncias, a presença desse artefato cultural na escola era algo inadmissível. Na arena de lutas pela imposição de sentidos, a capoeira foi mantida por muito tempo à margem da sociedade. Estar à margem é estar permanentemente na fronteira, e os elementos aí situados contribuem para desestabilizar a cultura central. À medida em que disputas simbólicas foram travadas, não só a capoeira como também o grupo social que a produziu passaram a ser entendidos de outra maneira. Hoje, a capoeira é símbolo da identidade nacional e sua prática penetrou em ambientes como a escola, clubes e academias da elite. Como forma de expressão de um povo, a capoeira ganhou mais do que um espaço de atuação; propiciou uma ação política da cultura negra”.

NEIRA, Marcos Garcia. Práticas Corporais: brincadeiras, danças, lutas,

esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014, p. 18.


No excerto em questão, o autor oferece o exemplo da capoeira para:  

Sobre a Ginástica Geral, atualmente conhecida como Ginástica Para Todos (GPT), Eliana Ayoub a descreve como sendo uma ginástica possível de ser desenvolvida no contexto escolar, pois essa apresenta aspectos, na visão dela, condizentes ao trabalho que o educador deve realizar na perspectiva multifacetada da cultura corporal. Analise as alternativas a seguir e assinale qual apresenta a imagem de Ginástica Geral proposta pela autora.  

Eliana Ayoub descreve que, entre os anos de 1800 a 1900, se pode demarcar quatro zonas de atividades na Europa. Essas zonas são identificadas como escolas, sendo três dedicadas aos métodos gímnicos e uma, a inglesa, dedicada ao esporte. Nas palavras da autora: “dentre elas, apenas a Escola Inglesa [representada pela figura de Thomas Arnold (1795-1842)] não se ateve ao desenvolvimento da Ginástica, dedicando-se mais diretamente aos jogos e às atividades atléticas, configurando um movimento que veio favorecer a consolidação do Esporte Moderno.” Quais seriam as outras três escolas (zonas) apontadas pela autora?    

Eliana Ayoub revela que a ginástica científica, que emerge no século XIX, rompeu com seu núcleo primordial. Para a autora: “tem início, a partir desse momento, a configuração de uma gestualidade própria da Ginástica, o gesto gímnico, cujos sentidos e significados estão apoiados na ciência e na técnica, assim como nos princípios de ordem e disciplina ditados pela burguesia.” Esse núcleo primordial, apontado pela autora, refere-se a uma determinada prática corporal. Qual prática seria essa?  

Daolio (2007, p. 45) aponta a obra de Marcel Mauss, intitulada “As técnicas corporais”, como esclarecedora sobre uma discussão que ainda vigora na educação física: a dicotomização homem/sociedade. Conforme nos conta Daolio (2007), Mauss define técnica corporal como sendo  

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