Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

Existem diversos esquemas de aterramento previstos na norma ABNT NBR 5410. Estes esquemas de aterramento são identificados por um código de 3 letras. A primeira letra é T se o sistema de alimentação está diretamente aterrado ou I se o sistema é isolado ou aterrado por impedância. A segunda letra é T se as massas estão diretamente aterradas e N se estão ligadas ao ponto de alimentação onde é feito o aterramento. A terceira letra é S se os condutores neutro e de proteção são separados e C se os condutores de neutro e de proteção são combinados em um único condutor. Assinale a alternativa correta:

#Questão 1116482 - Engenharia Elétrica, Medidas Elétricas, FUVEST, 2025, USP, Engenheiro (Eletricista: Sistemas Elétricos)

De acordo com a norma ABNT NBR 5364, transformadores de corrente para serviços de proteção devem manter sua classe de exatidão para correntes de até 20 vezes a corrente nominal (fator de sobrecorrente=20). Deseja-se instalar um transformador de corrente para alimentar o sistema de relé de proteção contra sobrecorrente do primário de um transformador trifásico de 1500 KVA 13,8KV/220V. Das análises de curto-circuito, sabe-se que a corrente de curto-circuito no primário é de 3000 A. Qual seria, dentre as opções abaixo, o transformador de corrente com a menor corrente nominal primária (IN) e a relação de transformação de corrente (RTC) para uma corrente nominal de secundário do TC de 5 A que poderia ser instalado para o serviço de proteção? 

#Questão 1116483 - Medicina, Hematologia, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 78 anos de idade, comparece à consulta de hematologia por alterações do hemograma, identificadas para investigação etiológica de trombose da veia porta. É extabagista (25 anos-maço). Faz uso de aspirina, bisoprolol e enalapril por um infarto agudo do miocárdio há 12 anos e varfarina pela trombose da veia porta. Associadamente, o paciente refere prurido generalizado, intenso, sempre que toma banho e, ocasionalmente, zumbidos, ambos com início há 4 meses. Nega perda de peso ou sudorese fria. Ao exame físico, apresenta pletora facial e baço palpável a 4 cm do rebordo costal esquerdo.

• Exames laboratoriais:
Hemoglobina: 19 g/dL
Leucócitos: 23.110/mm3
Neutrófilos: 13.500/mm3
Linfócitos: 5.000/mm3
Monócitos: 3.000/mm3
Eosinófilos: 420/mm3
Basófilos: 90/mm3
Granulócitos imaturos: 1.100/mm3
Plaquetas: 700.000/mm3
Esfregaço de sangue periférico: desvio esquerdo com presença metamielócitos.
Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável.

#Questão 1116484 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 65 anos de idade, segundo pós-operatório de colecistectomia, até então, sem complicações, começa a gritar, afirmando estar presente um “homem estranho” no seu quarto no hospital. Refere que na noite anterior, lembra-se de ter visto vários homens no seu quarto. Refere que estes homens nada lhe disseram, mas que tinha a certeza de que estavam ali para lhe fazer mal. Não tem antecedentes de doença psiquiátrica. Durante à noite anterior, ficou agitado e inquieto, e intercalou com períodos em que estava desorientado e sonolento. Ao exame físico, apresenta FC de 98 bpm, PA de 150x90 mmHg. SpO2 de 98% em ar ambiente. Vigil, orientado no espaço, porém não no tempo.
Não apresentava alucinações ou delírios no momento da avaliação. Qual das alternativas melhor diferencia o delirium da demência?

#Questão 1116485 - Medicina, Gastroenterologia, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 62 anos de idade, comparece à consulta de rotina. Sem queixas. Apresenta cirrose hepática compensada (etiologia alcoólica). Tabagismo ativo (50 anos-maço). Não faz uso de álcool há 10 anos. Ao exame físico, apresenta-se corado, hidratado e anictérico. Hipertrofia parotídea bilateral. Tórax em barril com telangiectasias dispersas pelo tronco. Ausculta pulmonar: murmúrio vesicular globalmente diminuído, sem ruídos adventícios. Abdome: indolor sem visceromegalias, sem ascite. Em relação ao caso descrito, qual é o mecanismo fisiopatológico das alterações cutâneas apresentadas pelo paciente? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis