Questões de Engenharia Elétrica

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Considere os procedimentos a seguir.

I. Fornecer corrente à tensão normal, fazendo-se com que o motor, temporariamente, seja conectado à rede, com o enrolamento para uma tensão superior, empregandose o sistema de partida em estrela-triângulo.

II. Fornecer corrente em tensão abaixo da normal por meio da aplicação de um sistema compensador Triângulo- Triângulo, em derivação com Center-tap.

III. Fornecer corrente em tensão abaixo da normal por meio de resistências, indutâncias ou autotransformador.

Podem ser aplicados para limitar a corrente elétrica durante o acionamento elétrico de um motor o que se afirma em:

  • A. Apenas I e II
  • B. Apenas II e III
  • C. Apenas I e III
  • D. I, II e III
Sua resposta é:

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Embora pouco comum, a frequência da energia distribuída pelas concessionárias de energia elétrica pode variar, originando as possíveis alterações nas características operacionais dos motores.

( ) A potência pode variar sobremaneira se a variação da frequência exceder os 20%.

( ) O conjugado motor varia diretamente com a frequência.

( ) A velocidade angular e as perdas variam na mesma proporção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. V; V; F
  • B. F; V; V
  • C. V; F; V
  • D. F; F; V
Sua resposta é:

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. _______ é uma classe de motores com elevado conjugado de partida com baixa corrente de partida.

Apresenta alto escorregamento em carga nominal. Seu uso é comum em atividades com uma aceleração ou conjugado de partida elevados, como cargas de alta inércia, como prensas perfuradoras, máquinas de cortar chapas, acionamento de cargas de alto impacto e outras. Devido às suas barras serem pequenas e muito próximas à superfície, como mostrado na Figura a seguir, sua resistência é elevada. Além disso, o material utilizado no projeto do motor é de alta resistividade, a fim de aumentar ainda mais o conjugado de partida, com conjugado máximo atingido com baixíssima velocidade.

  • A. Classe B
  • B. Classe C
  • C. Classe A
  • D. Classe D
Sua resposta é:

Os motores de indução são divididos em classes de acordo com seu comportamento conjugado-velocidade. As classes variam conforme a indicação no gráfico que segue.

Com base na informação apresentada, assinale a alternativa que apresenta os nomes corretos das classes.

  • A. I-Classe A; II-Classe D; III-Classe C; IV-Classe B
  • B. I-Classe D; II-Classe A; III-Classe B; IV-Classe C
  • C. I-Classe D; II-Classe A; III-Classe C; IV-Classe B
  • D. I-Classe A; II-Classe B; III-Classe C; IV-Classe D
Sua resposta é:

Segundo a norma pertinente (NBR), alguns transformadores de corrente são classificados de acordo com sua construção. Assinale a alternativa que não apresenta um tipo de construção:

  • A. Tipo Janela
  • B. Tipo Axial
  • C. Tipo Bucha
  • D. Tipo Núcleo Dividido
Sua resposta é:

Em um motor elétrico assíncrono, o rotor sempre irá girar com rotação abaixo da rotação do campo girante e, portanto, haverá corrente e torque induzidos. Esse texto refere-se ao:

  • A. Conjugado reativo
  • B. Conjugado aparente
  • C. Escorregamento
  • D. Atraso motor
Sua resposta é:

As máquinas elétricas (motores) são projetadas, fabricadas e testadas segundo as normas elaboradas por órgãos, considere os itens abaixo:

I. ABNT.

II. IEC.

III. NEMA.

IV. DIN.

São órgãos que normatizam as máquinas elétricas:

  • A. I, II, III e IV
  • B. Apenas I, II e III
  • C. Apenas I, II e IV
  • D. Apenas I e IV
Sua resposta é:
Questões de Engenharia Elétrica Máquinas Elétricas
Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Concurso: TRF 2ª Cargo: Analista Judiciário

Os métodos mais comuns de partida de motores de indução monofásicos utilizam, como recurso, a criação de campos magnéticos bifásicos nos enrolamentos auxiliares ligados em paralelo com o enrolamento principal. Em relação a esses métodos assinale a afirmativa correta.

  • A. Fase auxiliar em série com capacitor de regime: neste método de partida o capacitor em série com o enrolamento auxiliar fica permanentemente conectado em série com o enrolamento principal.
  • B. Fase auxiliar: o enrolamento auxiliar é deslocado espacialmente do principal de 90° graus elétricos e projetado para ser menos indutivo e, com resistência elétrica maior que do enrolamento principal, tornando-se defasadas no tempo para gerar campos girantes.
  • C. Fase dividida combinada a capacitores de partida e de regime: neste caso aproveita-se o capacitor permanente na partida, além do outro capacitor específico para a partida. Esta configuração resulta no pior desempenho do motor monofásico, quando comparada com as demais.
  • D. Fase auxiliar em série com capacitor de partida: as correntes defasadas nos dois enrolamentos são obtidas com a inserção de um capacitor eletrolítico seco em paralelo com o auxiliar. Uma chave centrífuga desconecta o auxiliar em série com o capacitor, quando a velocidade de eixo está próxima da síncrona.
Sua resposta é:
Questões de Engenharia Elétrica Máquinas Elétricas
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: TRE BA Cargo: Analista Judiciário

A respeito do grupo motor gerador (GMG) a diesel, assinale a opção correta.

  • A. Para aumentar a vida útil do motor, recomenda-se que um GMG opere alimentando cargas que demandem do alternador potência que esteja muito abaixo da sua capacidade nominal.
  • B. O alinhamento do centro dos eixos do motor e do gerador é essencial para o adequado funcionamento do GMG.
  • C. Pressostato de óleo lubrificante é um componente que integra o sistema de acoplamento dos eixos do GMG.
  • D. A potência de um motor GMG independe da sua rotação, já que esse tipo de motor aciona um gerador que deve gerar sinal de tensão à frequência 60 Hz.
  • E. O sensor de frequência em um GMG a diesel tem a função de controlar o estado da ligação mecânica entre os eixos do alternador e do motor.
Sua resposta é:
Questões de Engenharia Elétrica Máquinas Elétricas
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: TRE BA Cargo: Analista Judiciário

Um engenheiro eletricista foi encarregado de definir um tipo de motor a ser utilizado em uma aplicação que necessita de controle de velocidade tanto para partida quanto para operação, com torque elevado na partida e sem poluição da rede. Para atender à demanda, ele deve escolher um motor

  • A. paralelo.
  • B. compound.
  • C. de fase dividida.
  • D. de corrente alternada.
  • E. de passos.
Sua resposta é: