Questões Concurso SEC-BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEC-BA

O historiador britânico Peter Burke afirma: “Historiadores do futuro decerto poderão se referir ao período em torno do ano 2000 como a ‘era da informação’”, comentando a denominação “sociedade da informação”, utilizada por sociólogos e economistas. Entretanto, pondera que essa denominação, “era da informação”, de forma análoga também poderia ser atribuída a outros períodos da história, pois a mercantilização da informação é tão antiga quanto o capitalismo, e a coleta sistemática de informações já era usada na Antiguidade, pela China ou pelo governo de Roma.
(Cf. BURKE, Peter. Uma História Social do Conhecimento, de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2003)
A afirmação mais coerente com as opiniões do historiador Burke sobre o tema é:  

#Questão 1020123 - História, História Geral, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

O uso de depoimentos e testemunhos de pessoas é um dos recursos do historiador em seu trabalho de reconstrução do passado. Não se trata de entrevistar aleatoriamente indivíduos dispostos a falar sobre suas vidas. É preciso haver questões que justifiquem sua articulação com um projeto de pesquisa previamente definido. Por meio da História Oral pode se obter novos dados, avaliar relatos ou mesmo recolher depoimentos que terão função de registro sobre uma certa experiência do tempo.
(Cf. ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2012)
Melhor contempla o papel dos depoimentos orais na pesquisa historiográfica: 

#Questão 1020124 - História, História Geral, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

Nos apontamentos do medievalista francês Marc Bloch, reunidos postumamente sob o título Apologia da História ou o Ofício do Historiador, há um relato de uma visita a Estocolmo, na Suécia, em que Bloch acompanhava o notório medievalista Henri Pirenne. O que vamos ver primeiro? Parece que há uma prefeitura nova em folha. Comecemos por ela, sugere Pirenne. E como se quisesse evitar uma reação de surpresa e estranheza com essa proposta, o mestre acrescentou: Se eu fosse antiquário, só teria olhos para as coisas velhas. Mas sou um historiador. É por isso que amo a vida.
(Cf. BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001)
Considerando esse relato, selecione a proposição que melhor descreve o ofício do historiador:

#Questão 1020125 - História, História Geral, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

“Lugar de memória” é um conceito histórico proposto ao longo da obra homônima Les Lieux de Mémoire, publicada entre 1984 e 1992, sob a direção do reconhecido historiador francês Pierre Nora. Um lugar de memória pode ser um monumento, uma personagem, um museu, um arquivo, um evento, uma instituição, que se transforma em patrimônio cultural de uma comunidade quando é reconhecido como memória por uma narrativa histórica coletiva. A visita aos lugares de memória é um recurso educativo bastante frequente, sobre o qual cabe considerar que: 

#Questão 1020131 - Inglês, Interpretação de texto | Reading comprehension, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão - P - Grau III - Linguagem, com ênfase em Língua Inglesa

What is Monkeypox?

      Monkeypox is a rare disease caused by infection with the monkeypox virus. Monkeypox virus is part of the same family of viruses as variola virus, the virus that causes smallpox.     Monkeypox symptoms are similar to smallpox symptoms, but milder, and monkeypox is rarely fatal. Monkeypox is not related to chickenpox. Monkeypox was discovered in 1958 when two outbreaks of a pox-like disease occurred in colonies of monkeys kept for research. Despite being named “monkeypox,” the source of the disease remains unknown. However, African rodents and non-human primates (like monkeys) might harbor the virus and infect people.
     The first human case of monkeypox was recorded in 1970. Prior to the 2022 outbreak, monkeypox had been reported in people in several central and western African countries. Previously, almost all monkeypox cases in people outside of Africa  to international travel to countries where the disease commonly occurs or through imported animals. These cases occurred on multiple continents.

(Adapted from https://www.cdc.gov)  


De acordo com o texto, a varíola do macaco

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis