Questões de Biologia da FCC

Listagem de Questões de Biologia da FCC

#Questão 973224 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências da Natureza: Química

Lavar as mãos com sabão evita a contaminação pelo novo coronavírus, por atuar sobre

Discutindo questões que envolvem o meio ambiente, o professor comenta que há 50 anos, em 1972, após a primeira Conferência Internacional do Meio Ambiente, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), destacando ser o principal órgão de defesa do meio ambiente no mundo. Solicita aos alunos que apresentem pesquisas sobre o PNUMA. Os alunos oferecem os argumentos a seguir:
  I. Falta ao órgão poder para tomar grandes decisões e impor regras globais ou sanções aos países e grupos econômicos que impactam o meio ambiente.  II. Diante dos pequenos avanços no controle das mudanças ambientais, dentre as quais o aquecimento global, o Programa entrou em consenso recentemente de que os países podem abandonar as práticas do desenvolvimento sustentável. III. Em razão das diferenças socioeconômicas entre os países integrantes do Programa, os países mais pobres deixam de ser amparados por ações de proteção ambiental.  IV. A parceria entre o PNUMA e os Estados nacionais ocorre com o uso de tecnologias de proteção e restauração ambiental.
Está correto o que se afirma APENAS em

#Questão 973215 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências da Natureza: Química

A compreensão do conceito de energia é importante para as três disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza. Considere o ensino dos seguintes temas:
  I. Determinação genética do tipo sanguíneo.  II. Fotossíntese. III. Classificação das lentes e dos espelhos. IV. Mudanças de estado da matéria.
O conceito de energia é usado apenas nos temas

#Questão 973216 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências da Natureza: Química

O olho humano é um sistema muito sofisticado e, na explicação de seu funcionamento, há envolvimento das três áreas das Ciências da Natureza, o que possibilita um tratamento multidisciplinar. Os professores de Biologia, de Física e de Química podem abordar, respectivamente, por exemplo, a transmissão dos sinais entre o olho e o cérebro por meio Imagem associada para resolução da questão , o sistema óptico Imagem associada para resolução da questão formado pela córnea e pelo cristalino e as transformações químicas produzidas pela luz nas substâncias fotossensíveis existentes na Imagem associada para resolução da questão.
Completam correta e respectivamente as lacunas I, II e III o que se encontra em

#Questão 973217 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências da Natureza: Química

O gráfico mostra a evolução do consumo mundial de energia, em TWh (terawatt-hora), por fonte energética, ao longo do século XXI.
Imagem associada para resolução da questão