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A avaliação na Educação Infantil é um processo contínuo e formativo, que visa acompanhar o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Com base nessa perspectiva, qual é a finalidade da avaliação na Educação Infantil?

De acordo com a perspectiva sócio-histórica e cultural, a relação entre professor, criança e conhecimento é entendida como um processo dinâmico e interativo, no qual a mediação do professor e o contexto social desempenham papéis fundamentais. Considerando essa abordagem, a natureza dessa relação ocorre de forma que 

No âmbito da gestão educacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem parâmetros essenciais para a organização das práticas pedagógicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos. Essas diretrizes buscam orientar o trabalho dos profissionais da educação infantil, considerando as especificidades dessa etapa do desenvolvimento humano. Dentro desse contexto, é fundamental compreender quais eixos estruturantes devem nortear as práticas pedagógicas, de modo a garantir um processo educativo que respeite e promova o desenvolvimento integral das crianças. Nesse contexto, quais são os dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil, conforme as DCNEI?

No contexto da gestão educacional, o planejamento pedagógico em creches e pré-escolas desempenha um papel fundamental na organização e na implementação de práticas que visam ao desenvolvimento integral das crianças. Esse processo envolve a articulação de objetivos, estratégias e recursos, considerando as especificidades dessa etapa da educação infantil. No entanto, a definição da principal finalidade desse planejamento pode variar conforme as abordagens pedagógicas e as necessidades do contexto educacional. Diante disso, a principal finalidade do planejamento pedagógico em creches e pré-escolas é

Com base nos estudos de Lev Vygotsky, um dos pilares da psicologia do desenvolvimento, a construção das funções psicológicas superiores na criança é um processo que envolve a interação entre fatores biológicos, sociais e culturais. Vygotsky propõe que o desenvolvimento humano não ocorre de forma isolada, mas é profundamente influenciado pelo ambiente em que o indivíduo está inserido. Ele destaca a importância de instrumentos culturais, como a linguagem, e de interações mediadas por parceiros mais experientes, que auxiliam a criança a avançar em suas capacidades cognitivas. No entanto, a teoria não desconsidera a relevância de outros elementos, como as predisposições biológicas e a maturação do indivíduo. De acordo com a teoria de Vygotsky, o elemento essencial para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores na criança é a

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