Listagem de Questões Concurso MJ
A hipótese do “agenda setting” também é conhecida como
Corrente dos Usos e Gratificações.
Teoria dos Efeitos a Longo Prazo.
Teoria Hipodérmica.
Enfoque Fenomênico.
Teoria da Dissonância Cognitiva.
Segundo Pimenta (1998:59), no exercício da profissão se complementam os saberes advindos da experiência, da ciência e da formação pedagógica. Sobre o saber da experiência, a autora diz que mesmo não sendo professores (as), as pessoas tem uma experiência socialmente acumulada sobre essa profissão e seu exercício. Sobre o saber científico, a autora afirma que o conhecimento não se reduz à informação e a inteligência, mas implica também em
problematizar, propor e desenvolver projetos.
aprofundar os estudos sobre a ciência da educação.
classificar, analisar e contextualizar projetos.
reproduzir experiências anteriores acumuladas.
oferecer os fundamentos necessários aos alunos.
O multiculturalismo é uma questão complexa que precisa ser encarada pelo educador, em primeiro lugar, numa perspectiva de sua concepção e de seu significado, em segundo lugar, de suas práticas e estratégias e, em terceiro lugar, das repercussões sociais que dela advêm. A autora Vera Candau defende a perspectiva intercultural porque ela propõe
uma cultura hegemônica.
uma monocultura plural.
que não se mexa na matriz da sociedade.
uma negociação cultural.
que todos sejam iguais.
Quando Paulo Freire diz que “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, ele aponta um saber necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Portanto, o educador deve
ser aberto às indagações, ser crítico e inquiridor.
depositar nos alunos os conteúdos programados.
ser um treinador, exercitador de destrezas, transferidor de saberes.
ser autoritário, rígido, omisso.
ser um formador, que ensina o conteúdo num discurso vertical.
Abordar as diferenças não deve contribuir para isolar grupos, para criar guetos, para aumentar na sociedade a fragmentação que se pretende neutralizar. Separações não promovem igualdades. Na tentativa de articular as diferenças existentes na sociedade, um caminho mais eficaz é a promoção de
espaços para que todos tenham que falar.
espaços que aproximem os diferentes através de estratégias interativas, lúdicas e pedagógicas.
espaços de sensibilização e transmissão de informação.
trocas em que os diversos grupos possam participar como produtores de cultura e ampliar seus horizontes culturais.
espaços de troca entre grupos de diversas regiões do país para estudo e sistematização do conhecimento.
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